Negócios

TAM já havia trocado sensores de velocidade

Companhia aérea afirma que executou as mudanças mo equipamento conforme recomendação do fabricante

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A companhia aérea TAM trocou todos os sensores de velocidade em sua frota de Airbus SAS antes mesmo do acidente da Air France ocorrido na semana passada. A afirmação foi dada por David Barioni Neto, o CEO (chefe-executivo) da companhia em coletiva.

"A TAM já executou em toda sua frota Airbus em operação a recomendação feita pelo fabricante em setembro de 2007, referente ao sensor do tubo de Pitot", informou a empresa em comunicado oficial.

No total, a companhia aérea possui 125 aviões em sua frota de Airbus, sendo 82 do tipo A320, o mesmo em que a Air France afirmou ter observado desde 2007 incidentes de perda de informações no aparelho.

O fato ganha maior importância tendo em vista que as primeiras suspeitas da causa do acidente com o Airbus A330 da Air France, do dia 31 de maio, recaem sobre os sensores de velocidade que medem a força do vento. Aparentemente, os sensores falharam nos minutos imediatamente anteriores ao acidente segundo 24 alertas automáticos enviadas pelo avião.

Segundo notícia veiculada pela publicação francesa Journal Du Dimanche, os primeiros problemas nos sensores externos de velocidade Pitot foram descobertos pela Airbus há mais de 12 anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Após crise de R$ 5,7 bi, incorporadora PDG trabalha para restaurar confiança do cliente e do mercado

Após anúncio de parceria com Aliexpress, Magalu quer trazer mais produtos dos Estados Unidos

De entregadores a donos de fábrica: irmãos faturam R$ 3 milhões com pão de queijo mineiro

Mais na Exame