Exame Logo

Skymark faz primeira encomenda de A380 no Japão

A encomenda é a primeira do modelo já feita no Japão

O A380, da Airbus: Skymark Airlines encomendou seis deles (Jonathan Daniel/Getty Images/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 09h08.

Tóquio - A japonesa Skymark Airlines anunciou nesta segunda-feira que vai comprar até seis superjumbos A380, avaliados em até 2,1 bilhões de dólares. A encomenda é a primeira do modelo já feita no Japão.

A Airbus vinha tentando há quase uma década convencer as duas maiores companhias aéreas do Japão, Japan Airlines e All Nippon Airways a comprar seu maior avião.

Veja também

A companhia europeia rival da Boeing lista em seu site que o preço médio do A380 é de 346,3 milhões de dólares.

A JAL nunca comprou um avião da fabricante europeia, preferindo modelos da Boeing, muito dos quais são parcialmente construídos no Japão por um consórcio de empresas que inclui a Mitsubishi Heavy Industries e Kawasaki Heavy Industries

Com uma participação de cerca de 90 por cento, o Japão segue sendo um dos mercados mais lucrativos da Boeing. A esperança da Airbus é que ao fazer uma grande venda no país a empresa estará em melhor posição para convencer as duas maiores companhias aéreas do país a fechar negócio com ela.

A Skymark afirmou em comunicado que vai usar o A380 para transportar passageiros em rotas internacionais a partir de março de 2015, quando vai começar a operar duas das aeronaves compradas.

A decisão da companhia aérea japonesa foi anunciada enquanto a Airbus lida com problemas que forçaram a australiana Qantas Airways a deixar em terra seus seis A380 para investigar a causa de uma explosão na semana passada que destruiu um dos motores de um dos jatos do modelo e que são fornecidos pela Rolls-Royce.

Projetado para transportar até 840 passageiros, o avião de dois andares da Airbus fez seu voo inaugural em 2005 e entrou em operação comercial dois anos depois, pela Singapore Airlines.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviaçãoInvestimentos de empresasJapãoPaíses ricosSetor de transporte

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame