Negócios

Samsung põe seu plano de sucessão em prática

Filho do presidente assume cargo importante na empresa; crescem rumores sobre a sua sucessão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 19h45.

A Samsung estabeleceu nesta sexta-feira (19/1) as bases para apontar o presidente da terceira geração. O maior conglomerado sul coreano promoveu Lee Jae-yong para a recém-criada posição de diretor da divisão de clientes da Samsung Electronics.

Lee, 38 anos, é filho único do atual presidente do conselho de administração da empresa, Lee Kun-hee, e foi preparado desde cedo para assumir a liderança da Samsung, apesar de objeções de campanhas de governança corporativa. De acordo com o jornal inglês Financial Times, o herdeiro possui um MBA na Universidade Keio, do Japão, e um doutorado incompleto na escola de negócios de Harvard. Ele trabalha na Samsung desde 2001. O jovem Lee tem aparecido com cada vez mais frequência em eventos públicos, o que é visto como uma confirmação de que a sua sucessão ao cargo do pai, de 64 anos, é questão de tempo.

Em seu novo cargo, o executivo deve atuar como advogado interno de clientes, trabalhando para formar alianças externas com seus clientes corporativos. "Vou trabalhar para que a Samsung seja bastante responsável na mudança de hábitos de nossos clientes e na promoção do nosso compromisso com a criatividade e inovação", disse Lee em seu discusso de posse.

A Samsung foi fundada por Lee Byung-chul, pai do atual presidente, em 1938, como uma pequena exportadora de frutas e peixes frescos. Hoje é a maior produtora do mundo de chips de memória e monitores planos e uma das maiores fabricantes de telefones celulares. Apesar de ter sido uma peça-chave na industrialização da Coréia do Sul, a família fundadora foi criticada por tentar empossar o líder da terceira geração no poderoso conglomerado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame