Exame Logo

Samarco está com pedido de recuperação judicial pronto

Segundo o Estado de São Paulo, a empresa pode protocolar o pedido caso os credores resolvam pressioná-la.

Após o acidente, o caixa da companhia está quase zerado (Ricardo Moraes/REUTERS)

Karla Mamona

Publicado em 29 de outubro de 2016 às 12h14.

São Paulo - Uma reportagem publicada pelo jornal o Estado de São Paulo afirma que a Samarco está com o pedido de recuperação judicial pronto.

A empresa pode protocolar o pedido caso os credores resolvam pressioná-la. De acordo com o jornal, a Samarco tem deixado de honrar seus compromissos com os detentores de bônus emitidos no exterior depois do rompimento da barragem de Mariana (MG).

Veja também

Uma fonte ouvida pelo jornal afirma que o “caixa da companhia está praticamente zerado e a empresa tem recorrido a empréstimos das sócias para sobreviver.”

A intenção da Samarco é protelar ao máximo a medida judicial, o objetivo é se organizar para não ser pega de surpresa, apesar de acreditar que dificilmente os credores vão tomar decisões drásticas. “O consenso, porém, é que se a Samarco não voltar a operar, a recuperação judicial é inevitável”, acrescenta o jornal.

Fora do Brasil, a Samarco tem cerca de 2 bilhões de dólares em bônus emitidos, sendo 1 bilhão de dólares com vencimento em 2022, 700 milhões de dólares com vencimento em 2023 e 500 milhões de dólares com vencimento em 2024. Em dezembro de 2015, a dívida total da companhia somava 15 bilhões de dólares.

Procuradas pelo jornal, Samarco e Vale não quiseram comentar o caso

Acompanhe tudo sobre:Recuperações judiciaisSamarcoVale

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame