São Paulo – A publicação americana Forbes divulga anualmente a lista dos bilionários mundiais. Em 2013, o ranking contou com 1.426 executivos (as) e empresários (as) que controlam a economia mundial, sendo 386 da Ásia-Pacífico, 366 europeus, 129 americanos e 103 da África e Oriente Médio. Enquanto a lista deste ano não fica pronta, EXAME.com selecionou os recém-bilionários que poderão estrear o ranking. Entre os novatos, seis são brasileiros. Veja, a seguir, quais nomes poderão entrar para a lista:
Drew Houston, presidente e co-fundador do Dropbox, ferramenta de armazenamento on-line de conteúdo, pode ser o mais novo bilionário a integrar a lista da publicação americana Forbes. Isso porque a companhia recebeu, recentemente, um aporte de 250 milhões de dólares de um fundo administrado pela BlackRock e outros investidores. O financiamento valorizou a ferramenta de nuvem em até 10 bilhões de dólares. De acordo com a Forbes, Houston detém, pelo menos, 10% de participação no Dropbox, o que lhe renderia, em média, de um bilhão a um bilhão e meio de dólares - variando de acordo com a fatia que ele possui na companhia.
A fortuna dos herdeiros de Gianni Versace, criador da grife italiana Versace, é avaliada em 5,76 bilhões de dólares, segundo o jornal Financial Times. Espera-se que os irmãos entrem para a lista da Forbes ainda este ano.
No final do ano passado, a África ganhou um novo bilionário. Segundo a própria Forbes, Abdulsamad Raibu, fundador do BUA Group, dobrou sua fortuna de 670 milhões para 1,2 bilhão de dólares. O salto pode fazer com que Raibu seja um dos novatos no ranking de bilionários da publicação americana.
Sócio e fundador da WEG, uma das maiores fabricantes de motores do mundo, Eggon João da Silva pode estrear no ranking da Forbes. Isso porque sua fortuna é avaliada em 1,4 bilhão de dólares.
Werner Ricardo Voigt, sócio e fundador da WEG, também pode entrar na lista. A publicação americana estima que o empresário tenha patrimônio de 1,4 bilhão de dólares.
Assim como os sócios Voigt e João da Silva, Lilian Werninghaus também é a futura bilionária da Forbes, já que seu patrimônio é avaliado em 1,4 bilhão de dólares.
12. Veja, também, 25 empresas que mais importaram em 2013 no Brasilzoom_out_map
A avaliação de indicadores financeiros permite identificar pontos fracos, prever riscos e definir estratégias para crescimento dos negócios. O monitoramento constante desses dados se tornou um pilar da competitividade no mercado