Quem já foi o 1º entre os bilionários nos últimos 25 anos
Segundo levantamento da Forbes, desde 1987, apenas cinco pessoas ocuparam a posição mais desejada do mundo: a de mais rico
Daniela Barbosa
Publicado em 12 de março de 2013 às 06h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h42.
São Paulo – Desde que o ranking de bilionários da Forbes foi criado, em 1987, apenas cinco afortunados conseguiram ocupar o cobiçadíssimo posto de pessoa mais rica do mundo. Figurar como o número um da Forbes, no entanto, já foi bem mais fácil do que é agora. A primeira edição do ranking contava com apenas 140 bilionários; hoje são mais de 1.400 pessoas. Há 25 anos, Yoshiaki Tsutsumi - o homem mais rico do mundo naquela época - tinha fortuna avaliada em 20 bilhões de dólares. Se fosse nos dias atuais, ele ocuparia a posição 26ª no ranking. Veja, a seguir, os cinco bilionários que já foram o número um da Forbes:
Quando estreou na Forbes, em 1987, o bilionário japonês Yoshiaki Tsutsumi, dono do conglomerado Seibu, tinha fortuna avaliada em 20 bilhões de dólares – ou 27% do patrimônio do atual número um, Carlos Slim. Ele figurou por seis vezes como o homem mais rico do mundo. Entre os anos de 1987 e 1994, apenas em duas ocasiões (1991 e 1992), o bilionário japonês não liderou a lista da Forbes. Ele conseguiu, em 1994, sustentar a posição de mais rico do mundo, mesmo tendo menos da metade de sua fortuna inicial: 8,5 bilhões de dólares. Atualmente, com esse patrimônio, Yoshiaka dividiria o posto com Giorgio Armani, que ocupa a 131º posição no ranking.
Nos anos de 1991 e 1992, outro bilionário japonês ocupou a posição número um no ranking de bilionários da Forbes, com fortuna de 15 e 13 bilhões de dólares, respectivamente. Mori é fundador da importante construtora japonesa que leva seu sobrenome e só não apareceu outras vezes no ranking, porque faleceu em 1993, deixando o caminho livre para Yoshiaki Tsutsumi retornar ao posto.
Bill Gates é, sem dúvida, o bilionário que mais bateu recordes no ranking da Forbes, não só pelas 14 vezes que figurou como número um da lista, mas também pela maior fortuna já registrada até hoje. Em 1999, o pai da Microsoft tinha patrimônio avaliado pela revista americana em 90 bilhões de dólares. Hoje Carlos Slim – o mais rico do mundo – tem fortuna de 73 bilhões de dólares.
No mesmo ano em que Bill Gates deixou o cargo de presidente da Microsoft, o megainvestidor Warren Buffett, amigo de Gates, ocupou o posto de mais rico do mundo. Com fortuna avaliada pela Forbes em 62 bilhões de dólares, Buffett figurou como número um em 2008. Atualmente, o bilionário é o quarto mais rico do mundo e tem patrimônio de 53,5 bilhões de dólares.
Carlos Slim alcançou o posto de homem mais rico do mundo em 2010, com uma fortuna avaliada, na época, em 53,5 bilhões de dólares. A primeira vez em que figurou na lista da Forbes foi em 1991, quando seu patrimônio era de 1,7 bilhão de dólares. Ainda o número um da Forbes, sua riqueza hoje é estimada em 73 bilhões.
Mais lidas
Mais de Negócios
Startup do Recife cria “leilão reverso” para vender seguro de vida mais barato e personalizadoJD.com e Tmall superam expectativas no Double 11 com alta de vendas e recordesEla começou com uma dívida de R$ 500 mil e hoje a empresa fatura mais de R$ 2 milhõesEmpresas que investem em infra e energia aceleram o crescimento econômico do Brasil