Negócios

Presidente da Renault e Nissan desmente acordo com a Ford

Executivos querem discutir alianças, mas não têm tomado iniciativas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O presidente-executivo da Renault e da Nissan, Carlos Ghosn, negou nesta quarta-feira (11/10) as especulações de que as montadoras buscavam uma parceria com a Ford depois do fracasso das conversas com a General Motors (GM).

"Quero deixar bem claro que nós não estamos tomando nenhuma iniciativa", disse Ghosn para repórteres na Indonésia, onde divulgava um novo modelo da Nissan. Segundo o executivo, as montadoras estão mais focadas nas suas próprias operações ao invés de procurar outros parceiros. Os executivos da Nissan disseram estar prontos para discutir alianças mas não estão procurando nenhuma ativamente.

De acordo com o jornal inglês Financial Times, Ghosn tinha dito anteriormente que uma aliança com um parceiro americano poderia ser benéfico ao grupo para cortar gastos na produção, compras e desenvolvimento. Ele também afirmou que estaria aberto a acordos com outras montadoras dos Estados Unidos se as negociações com a GM falhassem, levantando especulações de uma possível aliança com a Ford, concorrente da GM.

A Renault e a Nissan tentaram uma aliança com a GM para gerar um grupo que seria responsável por um quarto das vendas globais e com um orçamento combinado de 125 bilhões de dólares. As conversas falharam depois que a GM exigiu o pagamento de uma compensação pela sua adesão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ele deixou a TI para abrir um plano de saúde com IA. Após 3 anos, o negócio já fatura R$ 30 milhões

PUMA faz investimento histórico em marketing para reforçar posição de marca mais rápida do mundo

The Garage da Nexmuv lança mais uma startup de IA que impulsionará vendas online e no varejo

“Todo negócio que entramos, tivemos sucesso”, diz Lucas Kallas da Cedro Participações

Mais na Exame