Por onde começar? Entenda se você deve aplicar inteligência artificial no seu negócio; e como fazer
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas participantes já estão incorporando a IA na prática ou se programando para fazê-lo
Redação Exame
Publicado em 4 de julho de 2023 às 10h16.
Apesar de ser uma tecnologia recentemente popularizada, a inteligência artificial tem uma velocidade de evolução exponencial e, por isso, muitas empresas já se movimentam para aplicá-la aos seus negócios. De acordo com o estudo Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas participantes ou já estão incorporando a IA na prática ou o farão em breve.
EXAME libera vagas para curso que ensina a aplicar inteligência artificial nos negócios
- Especialista tira dúvidas sobre inteligência artificial em live gratuita; confira
- Petrobras firma contratos de R$ 7,6 bi com a SCGás, distribuidora de gás encanado de Santa Catarina
- Conheça 5 usos do AutoGPT e maximize sua produtividade no trabalho
- Com demanda alta, Petrobras levanta US$ 1,25 bilhão com emissão de dívida
- Huawei lançará um conjunto completo de equipamentos comerciais de rede 5.5G em 2024
- Pesquisa mostra que de cada dez transações bancárias, oito já são digitais
Além da urgência do tema, um grande impulsionador do interesse das instituições pela tecnologia é o resultado. Segundo um levantamento do Boston Consulting Group (BCG) e do MIT, 55% das empresas registraram aumento nos lucros com o uso da inteligência artificial. Um outro estudo mostrou que funcionários que usaram a chamada IA generativa conseguiram realizar seu trabalho até 35% mais rápido (Universidade de Stanford e MIT).
Com um potencial tão grande de mudança, é comum que muitos executivos, empresários e gestores se questionem sobre o que fazer diante da era da inteligência artificial.
Aulas liberadas: entenda se você deve aplicar inteligência artificial na prática
Como saber se minha empresa deve usar inteligência artificial? Devo implementar a tecnologia no meu negócio agora mesmo? Se esse for o caso, por onde começar? A resposta a essas perguntas depende da natureza do negócio e dos objetivos em usar IA na empresa.
No entanto, comparando a revolução da inteligência artificial com a da internet, nos anos 90, é possível observar que as empresas que ignoraram o digital e não marcaram presença online, perderam espaço e mercado.
Curso de Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios
Pensando em ajudar líderes a usar a IA a favor de suas empresas e seus resultados, a EXAME liberou algumas vagas gratuitas para o curso de Inteligência Artificial aplicada aos negócios.
Os interessados devem consultar a disponibilidade das vagas e fazer a inscrição na página oficial do curso clicando aqui . Os participantes recebem um certificado de participação para adicionar ao currículo.
Marcado para começar dia 17 de julho, o curso é destinado a empresários, executivos, gestores e líderes que querem entender maneiras de usar a inteligência artificial para benefícios de negócios e das empresas em que atuam. Serão abordados:
- O cenário atual da inteligência artificial
- As principais ferramentas para o dia a dia e como usá-las na prática
- Quais empresas já estão utilizando e qual é o resultado
- O caminho para aplicar na sua própria empresa ou equipe
O conteúdo será ministrado pelo especialista Miguel Lannes Fernandes, Diretor de Tecnologia da Witseed, uma empresa de educação corporativa digital e inovadora. Fernandes tem graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é um programador que gosta de escrever códigos que facilitam a vida das pessoas.
Já atuou como engenheiro de softwares, gerente de produtos e professor. Hoje, além de CTO na Witseed, Miguel é fundador da Inventos Digitais, uma catalisadora de ideias, que ajuda startups a tirarem seus projetos do papel.
Curso de Inteligência Artificial EXAME: saiba mais informações aqui.