Por dentro do novo escritório do Twitter em São Paulo
Espaço foi decorado com a ajuda dos funcionários e conta com diversos ambientes para descompressão
Luísa Melo
Publicado em 26 de novembro de 2014 às 16h20.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h57.
São Paulo - Há dois anos no Brasil, o Twitter inaugurou nesta quarta-feira seu novo escritório em São Paulo, desta vez, com "a sua cara". O ninho, como o é chamado pela empresa , fica na região da avenida Faria Lima e ocupa uma área de 2.227 metros quadrados, distribuídos entre dois andares. A construção do espaço levou 111 dias e os funcionários puderam opinar em detalhes da decoração. Nas fotos, conheça mais sobre a nova casa:
O escritório não tem baias ou salas nem mesmo para os diretores. "Isso reflete um dos valores do Twitter, que é ser uma plataforma onde todos podem se comunicar de maneira aberta e sem barreiras", diz a gerente de RH da companhia para o Brasil, Mariabrisa Olivares. Lá trabalham 57 pessoas. Até o fim do ano serão 63 empregados no Brasil. No mundo todo, eles somam 3.600.
Por todo o local, há 25 figuras que representam passarinhos (símbolo da companhia), inclusive cinco grafites como o da foto. O grafiteiro responsável pela arte foi escolhido em conjunto pelos funcionários da companhia no Brasil.
A equipe palpitou ainda em outros itens da decoração do novo escritório. Para escolher as cadeiras que iriam ser usadas, por exemplo, foi aberta uma votação na internet, com três opções de modelos, conta Mariabrisa.
Por conta do ambiente aberto, há muitas salas de reunião na empresa.
Elas foram batizadas com o nome de pássaros da fauna brasileira, também escolhidos em conjunto pelos funcionários.
Até mesmo a missão da empresa foi escrita a várias mãos. Todos os funcionários foram reunidos e disseram o que, para eles, define a razão de ser do Twitter. O resultado está impresso na parede da nova casa - em 130 caracteres, é claro.
Na parede, também estão expostos alguns tweets significativos para a companhia.
No Twitter, a geladeira é aberta. Nos espaços de cozinha, além do cafezinho, há sempre snacks e quitandas dos quais os empregados podem se servir à vontade. Há também pequenos frigobares com sucos, refrigerantes e iogurtes espalhados pelo escritório.
A exemplo do que ocorre no Vale do Silício, o novo escritório do Twitter no Brasil tem vários espaços de descompressão, como essa sala de jogos.
Há também um cantinho onde os funcionários podem se deitar para relaxar e, quem sabe, tirar uma soneca. "São espaços pensados para que as pessoas possam se conectar com suas paixões e interesses. Mais do que competências técnicas, é isso o que a gente quer dos nossos colaboradores", diz Mariabrisa Olivares, gerente de RH.
Uma sala para atividades físicas também foi montada. A programação ainda não está definida, mas a ideia é oferecer aulas de ioga e pilates, por exemplo, bem no meio do expediente. Segundo Mariabrisa, as negociações com profissionais da saúde já estão em andamento. Além disso, o Twitter oferece um auxílio financeiro específico para que a equipe frequente a academia.
Além de ser um espaço para confraternização, a cozinha do escritório abriga a "hora do chá", que ocorre todas as sextas-feiras. Na ocasião, toda a equipe da empresa se reúne para discutir estratégias.
Por todos os cantos da empresa há sofás espalhados. Segundo Mariabrisa, muitas vezes os funcionários passam mais tempo trabalhando nesses espaços do que em suas próprias mesas.
O escritório tem capacidade para abrigar 126 pessoas. Mas a caso a companhia cresça para além disso, há possibilidade de o Twitter alugar um terceiro andar para complementar o espaço, de acordo com Guilherme Ribenboim, diretor da companhia no Brasil.
Mais lidas
Mais de Negócios
Mesbla: o que aconteceu com uma das maiores lojas do Brasil dos anos 1980Quer trabalhar nos EUA? Evento mostra áreas aquecidas e caminhos para visto de residência permanenteCom Kiss no catálogo, gravadora sueca chega ao Brasil de olho em funk, sertanejo e até o trapComo a princesa do energético do Brasil quer ganhar o mundo com uma marca criada no interior de SC