Exame Logo

Por dentro do novo escritório da Movile, dona do iFood

Ambiente é aberto e marcado por elementos do universo "geek", como filmes de ficção científica e games

Mundo dos aplicativos (Luísa Melo/EXAME.com)

Luísa Melo

Publicado em 3 de junho de 2016 às 11h12.

Última atualização em 5 de dezembro de 2016 às 12h26.

São Paulo - A Movile, empresa que desenvolve aplicativos , jogos, materiais educativos e meios de pagamento, está de casa nova em São Paulo. Ela se mudou em março para um escritório três vezes maior do que o antigo, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista A brasileira tem em seu portfólio apps como o de games infantis PlayKids, o de delivery iFood e o de geolocalização Maplink–o primeiro foi criado internamente; nos dois últimos, ela investiu. Líder no seu setor na América Latina, a companhia não revela quanto fatura, mas diz que cresceu em média 80% nos últimos sete anos e que espera dobrar de tamanho até 2020. No último ano, recebeu aportes de mais de 230 milhões de reais em rodadas lideradas pelo fundo Innova Capital, de Jorge Paulo Lemann, e pelo grupo de mídia sul-africano Naspers, seu principal acionista. Nas fotos, conheça o novo ambiente onde a firma está instalada.
  • 2. Três vezes maior

    2 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

  • Veja também

    O novo escritório da Movile fica no 26º andar de um prédio comercial no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Ele tem cerca de 1.860 metros quadrados e acomoda até 190 pessoas. O antigo tinha 439 metros quadrados.
  • 3. 90 funcionários

    3 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

  • No local, trabalham 90 funcionários. Em todo o Brasil, são cerca de 1.100 movilianos (nome pelo qual eles se chamam) e, no mundo, 1.300. A empresa ainda têm unidades na Argentina, Colômbia, México, Peru, Venezuela e no Vale do Silício, berço da tecnologia nos Estados Unidos, onde mantém engenheiros.
  • 4. Universo "geek"

    4 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Assim como o antigo, o novo ambiente foi decorado com elementos do universo "geek", como os filmes de ficção científica e os games.  As paredes de algumas salas de vidro, por exemplo, foram adesivadas com naves da saga "Star Wars".
  • 5. Jogos e games

    5 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    A flexibilidade é palavra de ordem na empresa. Por isso, o escritório é equipado com diversos jogos, games e outras opções de entretenimento.
  • 6. Diversão

    6 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    "A gente gosta de se divertir, atrair e desenvolver e reter as melhores pessoas", diz Cecilia Lanat, diretora de "Gente" (como é chamada a área de recursos humanos) da firma.
  • 7. Lanche garantido

    7 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Todos os dias, das 8h às 11h da manhã, a companhia serve um café com pães, sucos e bolos para a equipe, sem custos. À tarde, há frutas e outros lanches disponíveis.
  • 8. Cerveja liberada

    8 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Os happy hours oficiais acontecem uma vez por mês, mas a cerveja é liberada sempre, mesmo durante o horário de trabalho.
  • 9. "A cara" dos funcionários

    9 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    O local de trabalho de cada funcionário é fixo. Como parte da cultura "Jeito Moviliano", eles recebem um voucher no valor de 70 reais para deixar o espaço com "a sua cara".
  • 10. Sem salas

    10 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Lá, ninguém tem sala própria, nem mesmo o presidente, Fabricio Bloisi. Sua mesa fica junto da dos diretores, no fundo do escritório, de onde é possível acessar toda a equipe.
  • 11. De pé

    11 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Alguns profissionais têm a opção de trabalhar de pé, em mesas de altura ajustável.
  • 12. "Jeito Moviliano de ser"

    12 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    O escritório é todo aberto, com paredes apenas no centro. Nelas, a história da companhia é contada por meio das políticas do programa de gestão de pessoas "Jeito Moviliano de ser". Ele inclui horários flexíveis, happy hours, jornadas mais curtas nas sextas-feiras durante o verão e premiações por desempenho.
  • 13. Funcionários heróis

    13 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Pelo "Product Hero", os "movilianos" são convidados sugerir ideias que melhorem a empresa. As sugestões são avaliadas pelos diretores e o dono da melhor delas é premiado e ganha uma caricatura de super-herói, que fica exposta no mural.
  • 14. Alegria das crianças

    14 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Uma vez por ano, na semana da criança, a empresa organiza um dia de atividades especiais para receber os filhos dos funcionários. Porém, o escritório fica aberto aos pequenos mesmo nos dias comuns de trabalho. A parede onde é possível escrever e desenhar com peças de Lego é uma das coisas que mais chamam a atenção deles, segundo Cecilia Lanat.
  • 15. Cada atividade, um ponto

    15 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Para cada atividade que os funcionários participam dentro do programa "Jeito Moviliano de ser", eles ganham um "badge", um botão que funciona como uma unidade de pontuação. No fim do ano, quem tiver mais pontos, leva prêmios como viagens e aparelhos eletrônicos. Os badges são colecionados em plaquinhas de metal que ficam sobre a mesa de cada profissional.
  • 16. Reuniões

    16 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Por conta do ambiente aberto, a unidade tem oito salas de reunião. Cada uma delas é decorada com um tema. São elementos que representam produtos da companhia, de parceiros e a tecnologia, de modo geral.
  • 17. Salas temáticas

    17 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    A sala da foto, por exemplo, tem itens que remetem ao sistema Android no teto.
  • 18. "Casulos"

    18 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Há também três "casulos", pequenas salinhas onde é possível tratar assuntos com privacidade. Uma vez por semana, uma manicure vai até o local para atender os funcionários.
  • 19. "Dont panic"

    19 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    O espaço conta ainda com a sala de descompressão "Don't panic", que pode ser usada para reuniões, sem agendamento prévio.
  • 20. Metas celebradas

    20 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Segundo a Movile, ela alcança hoje cerca de 100 milhões de pessoas com seus aplicativos. A meta é elevar o número para 1 bilhão até 2020. Os objetivos da empresa ficam registrados em garrafas de bebidas gigantes. Quando eles são alcançados, a garrafa é aberta em uma celebração com toda a equipe e a rolha é guardada em um recipiente de vidro, como lembrança.
  • 21. "Teatro Movile"

    21 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    No "Teatro Movile", são feitos os eventos da companhia.
  • 22. Vestiários

    22 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    Por um pedido da própria equipe, a Movile instalou vestiários na unidade. Os chuveiros, porém, não nada tradicionais. O feminino é em formato do droid R2-D2, da saga Star Wars. O masculino homenageia Darth Vader, vilão da mesma série.
  • 23. Cantinho do livro

    23 /25(Luísa Melo/EXAME.com)

    A empresa também criou no escritório um cantinho da leitura, onde os funcionários podem trocar livros e se acomodar para degustá-los.
  • 24. Agora veja como era o antigo escritório da Movile

    24 /25(Luísa Melo/Exame.com)

  • Acompanhe tudo sobre:AppsEscritóriosGamesgestao-de-negociosiFoodSedes de empresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame