Acompanhe:
seloNegócios

Petrobras previa reajuste de 15% para combustíveis

Diretor da empresa confirmou que a incorporação de novos projetos vai passar pela disponibilidade de recursos e de disciplina de capital rigorosa

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Posto da Petrobras: gasolina A foi reajustada nas refinarias em 7,83% em 25 de junho
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Posto da Petrobras: gasolina A foi reajustada nas refinarias em 7,83% em 25 de junho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

S
Sabrina Valle e Fernanda Nunes

Publicado em 29 de outubro de 2012 às, 12h42.

Rio de Janeiro - O diretor Financeiro da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, disse nesta segunda-feira que o plano de negócios da Petrobras, divulgado no mês de junho, tem como premissa um reajuste de 15% no preço do diesel e no da gasolina, confirmando dessa forma informação divulgada pela Agência Estado naquele mês. Apenas parte do reajuste foi concedido. "Sempre que há defasagem pode se formar uma expectativa de reajuste de preços", disse.

Barbassa também confirmou que a incorporação de novos projetos vai passar pela disponibilidade de recursos e de disciplina de capital rigorosa. O plano de negócios da Petrobras separa parte dos investimentos "em análise". A Agência Estado informou anteriormente que a Petrobras poderia cortar projetos no caso de faltar caixa, inclusive devido ao não reajuste no preço dos combustíveis.

A gasolina A foi reajustada nas refinarias em 7,83% em 25 de junho. O diesel recebeu dois reajustes, um de 3,94%, em 25 de junho, e outro de 6%, em 16 de julho. A Itaú BBA calculou a soma em 10,5% para o diesel e em 8% para a gasolina. O BES Investiment Bank, em 10,2% para o diesel e em 7,8% para a gasolina.

O diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza, afirmou que a Petrobras tem até março para avaliar investimento em duto de etanol da Logum. Segundo ele, o investimento dependerá de caixa dentro das premissas previstas no plano de negócios. A Petrobras conversou com seus sócios na Logum Logística sobre o aporte no duto de etanol correspondente à sua fatia de 20% no projeto. O projeto total é estimado em R$ 7 bilhões, mas não foi divulgada a parte que caberia à Petrobras em 2013.

Reajuste

Barbassa disse também que não há data para um reajuste de combustíveis. Afirmou, no entanto, que a empresa tem uma expectativa de reajustes, devido à defasagem. O executivo avaliou que "no médio prazo haverá equilíbrio" entre o preço internacional e o que vigora no País. O cálculo também depende do comportamento do câmbio e do preço do petróleo no mercado internacional, lembrou.

As declarações de Barbassa se assemelham muito ao discurso feito nesta segunda-feira pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em palestra na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a estudantes de engenharia. Foster confirmou a defasagem entre os preços internacionais e os do Brasil, destacou a previsão de que haverá um novo reajuste em algum momento, mas não falou em datas.

Últimas Notícias

Ver mais
Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?
Exame IN

Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?

Há 6 horas

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono
Exame IN

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono

Há 7 horas

Em sua maior aquisição, GPS compra GRSA e entra forte em alimentação
Exame IN

Em sua maior aquisição, GPS compra GRSA e entra forte em alimentação

Há 9 horas

Vale (VALE3), Gol (GOLL4), Oi (OIBR3): o que movimenta as empresas na bolsa hoje
seloMercados

Vale (VALE3), Gol (GOLL4), Oi (OIBR3): o que movimenta as empresas na bolsa hoje

Há 10 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais