Negócios

Petrobras inaugura microusina de etanol no RS

Unidade será operada em parceria com cooperativa e servirá para testar a tecnologia de produção

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Petrobras e a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio) inauguraram, nesta quarta-feira (2/5), uma usina-piloto de produção de etanol. A unidade foi instalada no município gaúcho de Redentora e será usada para testar a tecnologia de produção de biocombustível. Baseado na agricultura familiar, o projeto será operador pelos produtores rurais, que também fornecerão a matéria-prima.

Foram investidos 2,3 milhões de reais da Petrobras na iniciativa, que abrange também a implantação de mais nove microusinas e uma retificadora central ainda no primeiro semestre. Cada unidade terá capacidade de produzir 500 litros de álcool por dia. A unidade central, que será instalada na cidade de Frederico Westphalen, será capaz de fornecer até 5.000 litros por dia. Cerca de 30.000 pequenos e médios agricultores integram o projeto.

De acordo com a Petrobras, ao contrário do modelo tradicional de produção do etanol - baseado na monocultura de cana-de-açúcar -, a parceria com a Cooperbio prevê produção de matéria-prima para o biocombustível mesclada à de alimentos. Além disso, a parceria vai testar a produção de álcool a partir de outras fontes, como a mandioca, por exemplo.

Energia renovável

Esta é a segunda iniciativa da Petrobras na área do etanol anunciada em menos de um mês. No início de abril, a companhia informou que iniciará, dentro de três meses, testes para operar uma usina termelétrica com etanol. A unidade escolhida é a de Seropédica, próxima do Rio de Janeiro. A térmica atualmente consome gás natural e tem capacidade para gerar até 350 megawatts. O novo combustível seria uma opção para problemas no abastecimento de gás.

Também na ocasião, a companhia divulgou que o Japão deve iniciar testes com etanol em suas termelétricas. O país negocia com a estatal contratos de longo prazo para o fornecimento do biocombustível. A expectativa da Petrobras é chegar a 2011 exportando até 3 bilhões de litros de álcool para o país asiático.

A intensificação dos investimentos em energia limpa faz parte da estratégia da estatal de diversificar suas operações e se tornar, cada vez mais, uma empresa integrada de energia. No plano de negócios da companhia para o período 2007-2011, estão previstos 700 milhões de reais para o desenvolvimento de energia renovável e biocombustíveis, mais 600 milhões para a construção de alcooldutos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Com BYD e Huawei, cresce presença de marcas chinesas em Dubai

Booking.com é multado em R$ 2,5 bi por práticas desleais à concorrência na Espanha

WePink inaugura primeira franquia nos Estados Unidos em plano de expansão internacional

Em busca de IA e receita diversificada, Eclipseworks adquire nScreen e projeta R$ 30 mi em 2024

Mais na Exame