Pemex descobre maior jazida de petróleo em 15 anos
"A extração desse petróleo poderá ser feita relativamente em breve", destacou o presidente do México
EFE
Publicado em 3 de novembro de 2017 às 22h09.
Cidade do México - A estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) descobriu a maior jazida de petróleo e gás em campos terrestres em 15 anos, com um volume de mais de 1,5 bilhão de barris de petróleo cru equivalente (bpce), anunciou nesta sexta-feira o presidente do México, Enrique Peña Nieto.
"A extração desse petróleo poderá ser feita relativamente em breve e, além disso, a custos mais baixos pela sua localização", 72 quilômetros ao sul do porto de Vera Cruz e perto de Cosamaloapan, onde a Pemex já tem infraestrutura, destacou Peña Nieto.
Em um evento no estado de Hidalgo com trabalhadores da companhia petrolífera, o presidente disse que estudos iniciais indicam que o poço Ixachi-1 conta com um volume original de mais de 1,5 bilhão de bpce, que pode aportar reservas de cerca de 350 milhões de bpce.
"Esta é a descoberta mais importante em campos terrestres que esta empresa realizou nos últimos 15 anos", afirmou Peña Nieto.
Em comunicado, a Pemex indicou que o volume deste poço "é similar às descobertas reportadas há dois meses por empresas privadas com o poço Zama-1".
"O Ixachi-1 tem a vantagem estratégica de estar perto de infraestrutura existente tanto em poços em produção como no sistema de dutos nacional, por isso pode entrar em produção mais rapidamente", detalhou a empresa.
A companhia petrolífera destacou que "esta descoberta pode se estender ainda mais, e inclusive dobrar o seu tamanho". Além disso, a curto e médio prazo irá ajudar a satisfazer a demanda de gás úmido e petróleo leve do país.