Os principais fabricantes estrangeiros de iates no Brasil
O crescimento anual de 10% do setor vem chamando a atenção de grupos internacionais a investir no país. Cinco deles já anunciaram fábricas próprias
Da Redação
Publicado em 24 de junho de 2011 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h32.
São Paulo – O Brasil vem se tornando um atraente mercado para fabricantes de barcos e iates. Hoje o país conta com cerca de 100 fabricantes e cinco grandes grupos internacionais já anunciaram que instalarão fábricas próprias por aqui . O setor náutico brasileiro apresenta uma taxa de crescimento de 10% ao ano e se tornou uma alternativa rentável para as tradicionais empresas europeias que viram seu principal mercado ruir junto com a crise que assola o continente. Segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o Brasil terá 5.300 unidades produzidas neste ano. Em 2010, os 4.700 barcos movimentaram 580.000 milhões de dólares. Conheça os grandes grupos internacionais que aumentaram seus investimentos no país.
Fabricado pela italiana Ferretti Group, que inaugurou sua fábrica no início do mês, o barco tem 18 metros de comprimento para levar 18 pessoas. O modelo custa a partir de 6,5 milhões de reais.
O modelo da fabricante italiana leva 20 pessoas, tem 25 metros de comprimento e custa a partir de 17 milhões de reais.
Quem fabrica o modelo de 17,88 metros é a italiana Azimut-Benetti, que terá sua fábrica própria em funcionamento no primeiro semestre do próximo ano. Serão 200 milhões de reais investidos na unidade de Itajaí, em Santa Catarina.
O modelo é mais longo que o anterior, com 26,80 metros. Também custa mais: cerca de 6,2 milhões de dólares.
O modelo de 16,68 metros de comprimento pode levar até 14 pessoas. Por enquanto os barcos da marca chegam ao Brasil apenas por importação.
Pouco menor que o modelo anterior -- mas não menos luxuoso --, com 13,43 metros de comprimento.
Representada no país pelo grupo YachtBrasil, a Sea Ray começa a construção de sua fábrica própria no segundo semestre, em Santa Catarina.
Em abril, a italiana anunciou que terá fábrica própria no país. A Sessa Marine começará a operar junto a Intech Boating, em São José, mas até novembro terá sua sede em Palhoça, Santa Catarina. No primeiro ano, a fabricante pretende produzir 36 unidades.
Mais lidas
Mais de Negócios
Ele criou um tênis que se calça sozinho. E esta marca tem tudo para ser o novo fenômeno dos calçados30 franquias baratas a partir de R$ 4.900 com desconto na Black FridayEla transformou um podcast sobre namoro em um negócio de R$ 650 milhõesEles criaram um negócio milionário para médicos que odeiam a burocracia