-
1. Delícia em gota
zoom_out_map
1/17 (Divulgação Hershey´s)
São Paulo – O Kisses, da Hershey´s, tem um peculiar formato de gota e é encontrado em tamanho grande apenas nesta época do ano, próxima da Páscoa. EXAME.com teve acesso às imagens de todo o processo de produção do chocolate, feito na fábrica de São Roque, interior paulista, para mostrar como ele é feito. Veja, a seguir, os bastidores de como se faz o Kisses.
-
2. Do começo
zoom_out_map
2/17 (Divulgação Hershey´s)
Tudo começa com uma mistura bem doce. Liquor e manteiga de cacau, leite e derivados são processados para fabricação.
-
3. Formato de gota
zoom_out_map
3/17 (Divulgação Hershey´s)
É nesta etapa que o chocolate ganha seu característico formato de gota. Já pronto, ele passa pelo processo de têmpera, que garante o brilho, a textura e o gosto exato de sua receita para que depois ele seja dosado nas formas.
-
4. Doce negócio
zoom_out_map
4/17 (Divulgação Hershey´s)
Os Hershey’s Kisses foram criados nos Estados Unidos em 1907, mas chegaram ao Brasil apenas em 1998, quando a companhia passou a importar as marcas Reese’s, Almond Joy e Kisses para o mercado brasileiro. Em 2001, a companhia comprou a fábrica e as marcas da Visconti no país - Iô-Iô Crem e Granulados estavam entre elas - e passou a ter uma produção local. O negócio ganhou impulso depois da joint-venture fechada com a Bauducco, em 2008.
-
5. Só na Páscoa
zoom_out_map
5/17 (Divulgação Hershey´s)
Os formatos especiais feitos para Páscoa foram lançados no país em 2010. Por ser sazonal, feito com exclusividade para a Páscoa, o Kisses não é o produto mais vendido da Hershey´s – as barras 130g ao leite e o sabor Cookies’n’Creme disputam o primeiro lugar.
-
6. Cristalização
zoom_out_map
6/17 (Divulgação Hershey´s)
Depois de enformados, os Kisses vão para as centrífugas em uma temperatura de 15 °C até o chocolate sofrer o estado de cristalização. É esse estágio que lhe confere aquela sensação de derreter na boca quando consumido.
-
7. O embrulho
zoom_out_map
7/17 (Divulgação Hershey´s)
Após a cristalização, os Kisses seguem por uma esteira que os leva até o setor de embalagem.
-
8. Pequenos recheios
zoom_out_map
8/17 (Divulgação Hershey´s)
Antes, os Kisses são recheados um a um por funcionários com pequenos bombons da marca.
-
9. Vindos de fora
zoom_out_map
9/17 (Divulgação Hershey´s)
O curioso é que esses Kisses menores são importados pela empresa.
-
10. Sob controle
zoom_out_map
10/17 (Divulgação Hershey´s)
Cada passo da produção é milimetricamente calculado para que o produto seja feito com o peso, aparência, gosto e formato característicos.
-
11. Embalagem artesanal
zoom_out_map
11/17 (Divulgação Hershey´s)
Os Kisses são embalados artesanalmente em folhas de alumínio. A fitinha que abre o chocolate, marca registrada do produto, também é colocada nesta etapa.
-
12. Trabalho manual
zoom_out_map
12/17 (Divulgação Hershey´s)
A empresa não revela quantos funcionários possui no país nem na fábrica. Como boa parte do processo é manual, todos recebem treinamento frequente para a produção dos chocolates.
-
13. Prontos para viagem
zoom_out_map
13/17 (Divulgação Hershey´s)
Após lacradas, as embalagens são colocadas em displays para seguirem viagem rumo aos supermercados e comércios de todo o país.
-
14. Lacre final
zoom_out_map
14/17 (Divulgação Hershey´s)
Já prontos, os Kisses são embalados automaticamente para depois receberem o lacre final.
-
15. Mesmo ninho
zoom_out_map
15/17 (Divulgação Hershey´s)
Além de Kisses, na fábrica da empresa em São Roque são produzidos barras de chocolate, barras de cereais, Hershey’s Mais, Hershey’s Paçoca e Cocada, Ioiô-Crem e granulados Visconti.
-
16. 80 marcas
zoom_out_map
16/17 (Divulgação Hershey´s)
No mundo, a Hershey Company fatura US$ 7,1 bilhões com mais de 80 marcas de chocolate, balas e confeitos. Entre os produtos vendidos pela empresa no Brasil estão Io-Iô Cream, Reese’s, Hershey’s e granulados Visconti.
-
17. Falando em guloseimas...
zoom_out_map
17/17 (Exame.com/Karin Salomão)