Exame Logo

Os 12 empresários mais influentes do mundo, para a Time

Jorge Paulo Lemann, um dos únicos brasileiros da lista, é descrito como “uma das pessoas mais espertas de Wall Street” pela revista americana

Personalidades dos negócios (Regis Filho/EXAME)

Karin Salomão

Publicado em 16 de abril de 2015 às 17h45.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h45.

São Paulo – Diversos empresários e presidentes de empresas integram a lista da Time, com as 100 pessoas mais influentes do mundo. Jorge Paulo Lemann, um dos únicos brasileiros da lista, é descrito como “uma das pessoas mais espertas de Wall Street” pela revista americana. No ranking, também estão Tim Cook, presidente da Apple, e Brian Chesky, fundador do Airbnb. Os empresários são listados pelas mudanças que trouxeram às suas companhias e pela filantropia, como o caso dos irmãos Koch, do conglomerado industrial que leva o nome da família. Confira nas imagens as 12 personalidades dos negócios mais influentes do mundo, segundo a Time.
  • 2. Jorge Paulo Lemann

    2 /14(Reprodução/YouTube/Firehouse Media)

  • Veja também

    O empresário Jorge Paulo Lemann é um dos únicos brasileiros na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista americana Time. O empresário, o brasileiro mais rico do mundo segundo a Forbes, cresceu ainda mais no ano passado, com a parceria entre a 3G Capital e o investidor Warren Buffet.  O bilionário detém parte do fundo 3G Capital, que por sua vez é dono de empresas como Burguer King, Tim Hortons, B2W – que reúne Lojas Americanas, Submarino – e Kraft Heinz. Além disso, o empresário é controlador da Anheuser-Busch InBev, Ambev.
  • 3. Tim Cook

    3 /14(REUTERS/Robert Galbraith)

  • Presidente-executivo da Apple , Tim Cook entrou na lista da Time na categoria Titãs. Sobre ele, John Lewis, político americano, escreve na Time: “com graça, coragem e uma vontade ousada, Tim levou a Apple para uma lucratividade inimaginável – e uma responsabilidade social ainda maior”.
  • 4. Irmãos Charles Koch e David Koch

    4 /14(Divulgação/Montagem)

    Charles Koch e seu irmão, David Koch, são donos da Koch Industries, uma das maiores empresas de capital fechado dos Estados Unidos. Eles possuem uma fortuna de 42,9 bilhões de dólares cada, segundo a Forbes. Porém, para Rand Paul, senador e candidato presidencial, os irmãos têm uma qualidade subestimada: “paixão pela liberdade e comprometimento com ideias”. Ele cita, no perfil sobre os irmãos na Time, seus investimentos em iniciativas como Cato, instituto de Washington que promove políticas públicas, e Mercatus Center, na George Mason University.
  • 5. Mellody Hobson

    5 /14(Fred Prouser/Reuters)

    Atualmente chairman da Dreamworks, Mellody Hobson também lidera a firma de investimentos Ariel Investments.  Bill Bradley, ex-senador de New Jwersey, a descreveu como “determinada, disciplinada e enormemente curiosa” em seu perfil da Times. Ela também é noiva de George Lucas, criador dos filmes Star Wars.
  • 6. Elizabeth Holmes

    6 /14(Steve Jennings/Getty Images)

    Por causa de sua inovação na empresa Theranos, Elizabeth Holmes entrou não apenas na lista dos mais ricos do mundo, da Forbes, como é também uma das mais influentes, segundo a Time. Há 12 anos ela se dedica a Theranos, que revolucionou os exames de sangue ao diminuir drasticamente a quantidade de sangue que precisa ser coletada. Os exames ficaram mais simples, rápidos e baratos.
  • 7. Susan Wojcicki

    7 /14(Divulgação)

    À frente do YouTube, maior plataforma de vídeo do mundo, desde fevereiro, Susan Wojcicki foi a 16ª funcionária a entrar no Google. Antes de ser CEO, ela comandava a divisão de publicidade e comércio do site. Por isso, buscando novos formatos de propaganda, campanhas e em como aumentar a participação de mercado. Segundo seu perfil na Time, “sob sua liderança, o YouTube está se tornando uma experiência ainda mais onipresente, onde histórias baratas e rudimentares podem ser contadas ao lado daquelas produzidas com recursos ilimitados”.
  • 8. Tony Fernandes

    8 /14(REUTERS/Beawiharta)

    Acionista majoritário da AirAsia, Tony Fernandes enfrentou turbulências no ano passado. A companhia sofreu um baque quando, em dezembro, um Airbus 320-200 da AirAsia Indonesia com 162 pessoas a bordo, desapareceu durante um voo entre a cidade indonésia de Surabaya e Cingapura. A empresa foi fundada em 1996. Falida e sem recursos e oportunidades de investimento, foi vendida em 2001pelo governo malaio (na época, proprietário da companhia) para Fernandes por um preço simbólico. Algo como 1 real. Com apenas dois aviões, Tony Fernandes transformou a quebrada AirAsia em uma gigante do setor aéreo que opera mais de 180 aeronaves em pouco mais de uma década.
  • 9. Reid Hoffman

    9 /14(.)

    Um dos homens mais conectados do Vale do Silício, Reid Garrett Hoffman é um empreendedor, autor e fundador da rede social profissional LinkedIn . Com uma fortuna de 4,7 bilhões de dólares, é a 341ª pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes. O bilionário foi um dos primeiros investidores do Facebook. Ele também é um dos parceiros da firma de venture capital Greylock Partners, tendo investido no Groupon, Airbnb e, este ano, na Xapo, carteira para as moedas digitais Bitcoins.
  • 10. Lei Jun

    10 /14(Reuters)

    Ele veste jeans e camisetas, enquanto vende seus celulares. É assim que a Time descreve a simplicidade de Lei Jun, rei dos smartphones da China e fundador da Xiaomi , muitas vezes comparado a Steve Jobs. A fabricante de celulares chinesa já é a maior na China, apenas cinco anos depois de sua criação. Parecida com a Apple, também vende o smartphone Mi Note e o tablete Mi Pad. Depois de mais uma rodada de investimentos no ano passado, a Xiaomi foi avaliada em 46 bilhões de dólares.
  • 11. Bob Iger

    11 /14(Jason Merritt/Getty Images)

    Presidente da Disney, foi Bob Iger que comandou as últimas aquisições bilionárias da produção de filmes. Em 2006, a Disney adquiriu o estúdio de animação Pixar. Em 2009, foi a vez da Marvel e, três anos depois, a Lucas Films passou a integrar seu portfólio. Hollywood tremeu quando Iger gastou 15 bilhões de dólares nessas produtoras. Estes acabaram se mostrando investimentos lógicos que mantiveram a Disney na vanguarda, segundo a Time.
  • 12. Satya Nadella

    12 /14(Justin Sullivan / Getty Images)

    Depois que Satya Nadella se tornou CEO da Microsoft , em 2014, a empresa está voltando a sua grandeza, diz a Times. Por décadas, a companhia controlou o mundo dos softwares. Agora, sob sua liderança, passou a investir em plataformas mobile e tecnologias na nuvem. O caminho não será fácil. Durante esta transição, a empresa demitiu 18.000 funcionários.
  • 13. Brian Chesky

    13 /14(Getty Images)

    Um dos criadores do Airbnb , Brian Chesky ajudou a revolucionar o mercado de viagens. O Airbnb ajuda pessoas que desejam alugar espaços ociosos como quartos, apartamentos ou casas. Fundada em 2008 junto com Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk, a startup já recebeu investimentos de mais de 325 milhões de dólares. Para Jonathan Ive, vice presidente de design na Apple, “a audacidade de Chesky é fabulosa”. “Ele ousa acreditar que não deveríamos ser estranhos”, diz ele no perfil da Time.
  • 14. Leia também

    14 /14(REUTERS/Mike Segar/Files)

  • Acompanhe tudo sobre:BilionáriosEmpresários

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame