Economia

Comitê recomenda consulta da Forjas Taurus ao Cade

Comitê Especial Independente apura irregularidades nas contas da companhia de 2012 e 2013


	Revólveres da fabricante de armas Taurus
 (Ethan Miller/Getty Images/Getty Images)

Revólveres da fabricante de armas Taurus (Ethan Miller/Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2014 às 10h32.

São Paulo - O Comitê Especial Independente criado na Forjas Taurus para apurar irregularidades nas contas da companhia de 2012 e 2013 recomendou que a empresa faça uma consulta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o aumento do peso da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) na composição acionária da empresa.

"A CBC vem adquirindo lotes de ações que lhe conferirão direitos de voto crescentemente importantes", informou o relatório do comitê, cujo conteúdo foi relevado hoje.

A CBC é vista na empresa e no mercado como aliada ao presidente do conselho Luis Estima, acrescentou o relatório.

Na visão do comitê, seria positivo consultar o Cade a respeito da possibilidade de a CBC ser vedada de exercer os direitos de voto de suas ações ordinárias.

"Decisão neste sentido foi deliberada recentemente pelo Cade, no caso envolvendo as empresas concorrentes CSN e Usiminas", afirmou o relatório.

O comitê recomendou também que a Forjas Taurus estabeleça e aprove uma Política para Transações com Partes Relacionadas, para evitar problemas como os vistos recentemente com a venda de subsidiária à Renill Participações.

De acordo com o documento, a Forjas Taurus implementou uma profunda reestruturação de sua governança corporativa em 2011, mas as boas práticas não foram adotadas.

"Fica claro que, para que a companhia supere sua atual delicada situação financeira, é mister que se imponha a integral utilização das faculdades de governança introduzidas pela reestruturação de 2011."

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMáquinas e peçasArmasEquipamentos e peçasTaurusCadeIrregularidades

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1