Negócios

No México, 15% da água usada pela Nestlé é extraída do leite

Planta de laticínios Cero Agua é a única fábrica do mundo que não utiliza fontes externas de água.

Trabalhador carrega caixas de chocolates na linha de produção da Nestlé em Toluca, no México (Susana Gonzalez/Bloomberg)

Trabalhador carrega caixas de chocolates na linha de produção da Nestlé em Toluca, no México (Susana Gonzalez/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2014 às 21h33.

Cidade do México - A Nestlé, maior empresa alimentícia do mundo, agora é a primeira a administrar uma fábrica com autossuficiência de água.

A planta de laticínios Cero Agua, inaugurada nesta semana na região oeste do México, é a única fábrica do mundo que não utiliza fontes externas de água.

A planta retira 1,6 milhão de litros do líquido por dia do leite de vaca que transforma em leite em pó. Isso reduzirá o consumo de água da Nestlé no México em 15 por cento ao ano, segundo a empresa.

Com a escassez de água dominando lugares como Califórnia e Brasil, a Nestlé investiu 200 milhões de pesos (US$ 15 milhões) para construir a planta em uma fábrica consolidada em Jalisco que produz o leite em pó Nido (no Brasil, comercializado como Ninho).

A Nestlé exportará o processo de água zero para suas fábricas espalhadas pelo mundo, disse o CEO Paul Bulcke.

“Nós não usamos nem uma gota de água de fontes externas e não jogamos nem uma gota fora”, disse Bulcke, em entrevista na unidade Lagos de Moreno em Jalisco.

O México “tem uma estação seca muito longa, por isso a água é um bem muito precioso em quase todas as regiões do país”.

Do total de 1,4 milhão de litros de leite fresco processado por dia, a Nestlé extrai 1 milhão de litros de água purificada usando osmose inversa e outras tecnologias.

O líquido é consumido durante a produção da fábrica de leite. Depois disso, 600.000 litros são reciclados e tratados uma segunda vez para uso não potável.

A combinação de ambos os processos é o que torna a fábrica única no mundo, disse a Nestlé. A reutilização da água do leite dessa forma elimina a necessidade de extração de água subterrânea para as operações, segundo a companhia.

A economia de água equivale ao consumo médio diário de 6.400 pessoas no México, disse a empresa, ou à quantidade necessária para encher uma piscina olímpica.

A Nestlé contratou a Gea Filtration para desenvolver a primeira fase de purificação e trabalhou com a Veolia Environnement SA, a maior empresa de água da Europa, no segundo estágio.

A fábrica faz parte de um compromisso que a Nestlé anunciou em janeiro de investir US$ 1 bilhão no México até 2018. A Nestlé disse que reduziu as captações de água em 33 por cento por tonelada de produção desde 2005.

Com sede em Vevey, Suíça, a Nestlé é dona de várias marcas de água, entre elas a Perrier, a Vittel e a Pure Life.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAlimentosAmérica LatinaEmpresasEmpresas suíçasMéxicoNestléSustentabilidadeTrigo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem