EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 26 de novembro de 2012 às 17h39.
São Paulo - A Net Serviços de Comunicação e a Embratel divulgaram hoje a assinatura de contratos de longo prazo nas áreas de telefonia fixa e banda larga, em substituição parcial aos atuais contratos em vigor, que possuem prazos mais curtos e sem garantia de continuidade. Os valores dos contratos não foram divulgados. Segundo as empresas, os acordos permitirão a melhora de suas margens, mas não gerarão impacto material em seus fluxos de caixa.</p>
Em comunicado, as empresas afirmaram que as mudanças foram feitas em decorrência da crescente expansão dos serviços, da diferenciação e complementaridade existentes entre as redes da Net e da Embratel. "A Embratel se utiliza da capacidade de transmissão em acessos locais na rede HFC da Net para prestação do serviço de telefonia fixa - o Net Fone via Embratel -, enquanto a Net faz uso da capacidade de transmissão de dados gerada pelo backbone IP de alta capacidade da Embratel para prestação do serviço de banda larga - o Vírtua", explicou a Embratel.
As empresas também firmaram contratos de IRU que permitem à Embratel a utilização da capacidade de transmissão em acessos locais em sua rede HFC para prestação do serviço de telefonia fixa. A Embratel disse que foi a importância estratégica do Net Fone via Embratel, dentro de seu portfólio de produtos e dos elevados custos para construção de rede própria, que levou a empresa a fechar o contrato, que vai assegurar a garantia do direito de uso da rede da NET a longo prazo.