Exame Logo

Nestlé e R&R criam empresa bilionária de sorvete

Froneri terá sede no Reino Unido e mais de 15.000 funcionários; Brasil está entre os países em que marca deve operar

Nestlé: empresa fruta da parceria com R&R terá operação no Brasil, além de outros países (Justin Sullivan/Getty Images)
Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 28 de abril de 2016 às 14h49.

São Paulo – Uma empresa bilionária e mundial de sorvetes acaba de ser criada como resultado de uma joint venture entre a suíça Nestlé e a inglesa R&R.

Batizada de Froneri, a nova companhia nasce com 2,7 bilhões de fracos suíços em vendas aproximadas e mais de 15.000 funcionários em mais de 20 países.

A ideia da parceria surgiu da oportunidade de unir os negócios complementares e as marcas fortes de ambas as sócias em uma só empresa.

A Froneri irá concentrar a parte de alimentos congelados da Nestlé na Europa e produtos lácteos refrigerados na Filipinas, com os sorvetes da R&R, uma das líderes do setor no mundo.

Da operação europeia da Nestlé ficam de fora apenas a operação italiana e a parte de pizzas congeladas.

Assim como a R&R, a empresa terá sede no Reino Unido e irá operar, inicialmente, na Europa, Oriente Médio (menos Israel), Argentina, Austrália, Brasil, Filipinas e África do Sul.

Os valores aportados na nova empresa não foram divulgados. A fatia de cada uma das sócias no negócio será igual.

Luis Cantarell, Vice-Presidente Executivo da Nestlé para a Europa, Oriente Médio e Norte da África, vai presidir o conselho de administração da Froneri, composto por seis executivos – três da Nestlé e três da PAI Partners, dona da R&R.

São Paulo – Domingo de Páscoa é dia de comemorar com a família e, quem sabe, ser presenteado com algumas daquelas inúmeras gostosuras de ovos de chocolate disponíveis no mercado. Quem também se farta com a demanda por esses produtos nesta época do ano são as gigantes do setor, um mercado tão concentrado quanto doce para as que reinam nele. Veja, a seguir, as 7 empresas que dominam as vendas de chocolate do país, segundo dados da Euromonitor.
  • 2. Mondelez

    2 /9(Happy Batatinha/Creative Commons)

  • Veja também

    Além de liderar as vendas de Ovos de Páscoa no Brasil, com marcas como Diamante Negro, Bis e Sonho de Valsa, a Mondelez ocupa o topo do ranking das maiores do setor. Divisão de guloseimas da americana Kraft Food, recém-fundida à Heinz, de condimentos, a companhia detém hoje 32,3% de participação no mercado de chocolates em geral no país.
  • 3. Garoto

    3 /9(Creative Commons)

  • Em segundo lugar, com 22,8% de participação de mercado, a Garoto aparece com marcas emblemáticas, como Serenata de Amor e Baton.A empresa foi comprada pela Nestlé em 2002, mas o negócio acabou barrado pelo Cade anos mais tarde e por isso os números das duas empresas são compilados separadamente.
  • 4. Nestlé

    4 /9(Getty Images)

    Dona de algumas das marcas de chocolates mais populares do país, como Alpino, Kit Kat e Suflair, a Nestlé já foi dona de uma fatia bem gorda do setor – mais de 40% em 2010, de acordo com a Euromonitor. Porém, o avanço da concorrência e o surgimento de novas rivais acabaram por colocá-la em terceiro lugar, com 21,1% de participação no negócio de chocolate em 2014.
  • 5. Hersheys

    5 /9(Flickr.com/westy559)

    Conhecida pelas barras que levam seu, a Hershey´s produz seu bombom Kisses em formato gigante nesta época do ano. A companhia americana passou a importar chocolates para o Brasil em 1998 e só em 2001 passou a fabricar produtos por aqui, depois de comprar a fábrica e marcas da Visconti. O negócio ganhou impulso depois da joint-venture fechada com a Bauducco, em 2008. Hoje, a Hershey´s é dona de 3,9% do mercado.
  • 6. Mars

    6 /9(William Hartz/Creative Commons)

    No país desde 1978, a Mars produz itens diversos de alimentos que vão de molhos para carnes a rações para bichos de estimação, e passou a produzir chocolates por aqui só bem depois, na década de 90. Hoje é dona das marcas M&M, Twix e Snickers e de 2,7% do negócio de chocolate do país
  • 7. Arcor

    7 /9(Divulgação)

    Em sexto lugar, a Arcor vem aos poucos diminuindo sua participação de mercado – era 2,6%, em 2013, e foi para 2,5%, em 2014 – mesmo tendo em seu catálogo marcas ainda fortes como Ben 10, Moranguinho, Tortuguita e Twister.
  • 8. Ferrero do Brasil

    8 /9(Divulgação/Ferrero Rocher)

    No Brasil desde 1994, a Ferrero do Brasil é dona da Nutella e também dos bombons Ferrero, que ganham versões especiais e inovadoras durante a Páscoa.A companhia conta com 1,9% de todas as vendas de chocolates feitas no país.
  • 9. Por falar em chocolate...

    9 /9(Divulgação Hershey´s)

  • Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisAlimentosEmpresasEmpresas suíçasJoint-venturesNestléSorveteriasTrigo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame