GM investe US$ 15 bilhões em terceirização da área de tecnologia
Término de contrato assinado com a EDS há dez anos ampliará espaço de outros prestadores de serviços, como IBM e HP
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A General Motors (GM) irá ampliar a terceirização de sua área de tecnologia da informação. A mudança é motivada pelo término do contrato assinado há dez anos com a Electronic Data Systems (EDS), que gerenciava as atividades de tecnologia da montadora. A reformulação manterá a maior parcela das tarefas do setor com a EDS, mas aumentará a participação de outros parceiros, como a IBM, HP, Capgemini e a indiana Wipro. Os contratos assinados com essas empresas envolvem investimentos de 15 bilhões de dólares nos próximos cinco anos.
Fundada em 1962, a EDS foi adquirida pela GM em 1984, tornando-se sua subsidiária integral. Até 1996, quando a empresa voltou a ser independente, a EDS foi responsável pela gestão de tecnologia da GM, fornecendo assistência nas mais diversas áreas. Quando se separaram, as companhias assinaram um contrato de prestação de serviços de dez anos, que termina em junho.
Com a reestruturação da área, as atividades foram divididas em 40 segmentos que incluem desde a assistência a computadores, até o suporte para o desenvolvimento de novas tecnologias para os automóveis produzidos pela montadora. A EDS continuará respondendo por um grande volume de tarefas. Em comunicado, a empresa estima que o valor do contrato que conquistou representa ganhos anuais entre 1,2 bilhão e 1,4 bilhão de dólares.