EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
O lucro do gigante de serviços financeiros Morgan Stanley cresceu 17% no trimestre encerrado em fevereiro, embalado por uma série de bons resultados com as atividades de negócios e a unidade de banco de investimentos. A empresa lucrou no período 1,64 bilhão de dólares, o equivalente a 1,54 dólar por ação - há um ano, o resultado havia sido de 1,40 bilhão, ou 1,29 dólar por ação.
Segundo o americano The Wall Street Journal, a receita da companhia também aumentou, com alta de 24%, e atingiu a cifra de 8,48 bilhões de dólares. A divisão de valores mobiliários, que inclui operações de negócios e banco de investimentos, registrou receita recorde de 5,47 bilhões, 36% maior do que no mesmo período do ano fiscal anterior.
Apesar dos bons resultados, o Morgan Stanley pretende cortar entre 50 e 60 empregos na área de pesquisas nos Estados Unidos e na Europa, como objetivo de realocar alguns dos recursos para mercados em crescimento, como o asiático e os emergentes. Os cortes também refletem uma mudança, definida por grandes investidores institucionais, em direção a operações feitas com acesso eletrônico, mais barato.
Além do Morgan Stanley, os grupos Goldman Sachs, Lehman Brothers e Bear Stearns anunciaram aumento nos lucros no trimestre, reforçados pelas áreas de banco de investimentos e negócios.