Negócios

Microsoft sofre pressão para Mulally ou Lawrie como CEO

Pelo menos três dos 20 maiores investidores na Microsoft querem que um especialista em recuperações suceda Steve Ballmer como presidente-executivo


	Steve Ballmer: a Microsoft disse que iniciou a busca com uma lista de cerca de 40 pessoas, incluindo candidatos internos e externos, e tem reduzido o escopo
 (Divulgação)

Steve Ballmer: a Microsoft disse que iniciou a busca com uma lista de cerca de 40 pessoas, incluindo candidatos internos e externos, e tem reduzido o escopo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2013 às 10h31.

São Paulo - Pelo menos três dos 20 maiores investidores na Microsoft querem que um especialista em recuperações suceda Steve Ballmer como presidente-executivo, e pediram ao conselho da gigante de tecnologia que considere o presidente-executivo da Ford, Alan Mulally, ou o presidente-executivo da Computer Sciences, Mike Lawrie, para o cargo, disseram diversas fontes familiares com o assunto.

O comitê especial do conselho, que está conduzindo a busca por um CEO, e seus assessores têm se reunido com acionistas após a surpreendente decisão de Ballmer no mês passado de se aposentar em um ano, disseram as fontes. A empresa pode nomear um presidente-executivo antes do fim deste ano, acrescentaram as fontes.

Em uma dessas reuniões, a Microsoft disse que iniciou a busca com uma lista de cerca de 40 pessoas, incluindo candidatos internos e externos, e tem reduzido o escopo, disse uma das fontes.

Não ficou claro se o conselho Microsoft já abordou algum candidato sugerido pelos investidores ou se estava considerando algum deles. Os nomes de outros candidatos não puderam ser conhecidos.

A Microsoft não quis comentar na segunda-feira. Lawrie e Mulally não puderam ser encontrados. Mas na semana passada, Mulally disse à Reuters que ele estava "absolutamente focado em servir a Ford".

A busca por um novo presidente-executivo da maior fabricante de softwares do mundo é um dos desenvolvimentos mais assistidos no setor de tecnologia neste ano.

A Microsoft permanece altamente lucrativa, mas enfrenta dificuldades em avançar no negócio de dispositivo móvel contra rivais como a Apple e Google.


Em julho, a empresa revelou uma reorganização profunda para se transformar em uma líder em "dispositivos e serviços", mas até agora não convenceu os investidores de que sua estratégia irá funcionar. Em um sinal de que os investidores já haviam perdido a confiança em Ballmer, as ações da Microsoft subiram 7 por cento após a notícia de sua planejada aposentadoria.

Os investidores estão atraídos pelos nomes de Mulally e Lawrie porque ambos têm histórias bem-sucedidas em recuperar empresas, embora o presidente-executivo da Ford seja mais conhecido graças à recuperação dramática da segunda maior montadora dos EUA, disseram as fontes.

Pelo plano de sucessão revelado pela Ford em novembro, Mulally, de 68 anos, deve permanecer no cargo até pelo menos o fim de 2014. Mas pessoas com conhecimento do assunto dizem que o executivo pode deixar a empresa antes do planejado se encontrar um novo cargo interessante.

Outro candidato no radar dos investidores é Lawrie, um executivo de TI de longa data que projetou uma solução complexa para a britânica Misys Plc, uma empresa de software financeiro, antes de entrar para a Computer Sciences em 2012.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftPersonalidadesSteve BallmerTecnologia da informação

Mais de Negócios

Ele vendia trufas e hoje fatura R$ 80 milhões com a maior rede de pilates da América Latina

Ronaldo pode vender clube espanhol por um quarto do valor embolsado com o Cruzeiro

Mora no exterior e quer doar recurso ao RS? Agora é possível através destas instituições financeiras

Rivais do salmão: pescados da Amazônia ganham espaço em restaurantes badalados do eixo Rio-SP

Mais na Exame