Washington - O McDonald's anunciou nesta sexta-feira que as autoridades russas fecharam temporariamente 12 restaurantes da companhia em Moscou, Stavropol, Sochi, Krasnodar e Ekaterimburgo por exigências da agência russa do consumidor .
"Estamos estudando minuciosamente o conteúdo dos documentos da agência para determinar o que deve ser feito para reabrir os restaurantes o mais rápido possível", afirmou a gigante de fast-food em comunicado.
Além disso, explicou que "dos 12 estabelecimentos fechados temporariamente na Rússia, um tribunal ordenou que quatro deles (três em Moscou e um em Ekaterimburgo) deverão continuar sem operar por um período de tempo mais prolongado" devido a supostas violações da legislação sanitária.
O McDonald's informou na nota seu "desacordo" e anunciou a intenção de "apelar" da decisão do tribunal.
Entre os restaurantes fechados está a simbólica primeira loja que a rede abriu na Praça Pushkin de Moscou em 1990.
Além destes fechamentos, mais de 100 unidades da companhia na Rússia foram objeto de inspeções por parte das autoridades locais.
A medida acontece no meio das tensões entre Rússia e Estados Unidos pela crise da Ucrânia , que começou com a anexação russa da península da Crimeia em março, e em cujo leste do país forças governamentais e rebeldes pró-Rússia estão há meses com enfrentamento militar.
O presidente americano, Barack Obama, anunciou ontem a possibilidade de impor novas sanções econômicas à Rússia para continuar sua pressão sobre Moscou perante a escalada de agressões na Ucrânia.
- 1. 10 perguntas "cabeludas" respondidas pelo McDonalds
1 /9(Jason Alden/Bloomberg)
São Paulo - Como parte de sua campanha “Além da Cozinha”, o
McDonald's lançou o site
http://www.alemdacozinha.com.br em fevereiro de 2013, uma plataforma para os internautas perguntarem qualquer coisa para a rede de
fast food . Passados dez meses, as perguntas (e as respostas) contidas no site chamam a atenção. Conforme ressaltou Roberto Gnypek, diretor de Marketing da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil, à época de lançamento da iniciativa, ela foi feita para ser o “símbolo máximo” da “transparência e preocupação” da rede em relação aos seus consumidores. O Adnews separa abaixo 10 perguntas "cabeludas" que alguns consumidores da rede tinham vontade de fazer, mas nunca tiveram a oportunidade. É claro que, com a possibilidade de perguntar qualquer coisa, as questões bizarras e com toques de humor não seriam uma raridade. O McDonald’s, num exemplo de transparência, tem respondido todas elas. Em tempos de SAC 2.0 e mídias sociais, a campanha pode servir de exemplo para muitas empresas.
- 2. 2. “Muitos falam que a carne é feita de minhoca. Isso é verdade?”
2 /9(Ines Zgonc/Wikimedia Commons)
Resposta do McDonald's: “Olá, Marcos, isso é um mito. Nossa carne é 100% bovina :)”
- 3. 3. “Não seria mais higiênico se os funcionários utilizassem luvas durante a fabricação dos lanches? Eles suam.”
3 /9(Guang Niu/Getty Images)
Resposta do McDonald's: “Usamos luvas para preparar alguns itens do nosso cardápio como as saladas, e quando se manuseia itens crus. No entanto, não usamos luvas na fila de preparação (onde preparamos nossos hambúrgueres). Cumprimos os requisitos sanitários obrigatórios de cada país em relação aos procedimentos para a preparação dos alimentos de maneira segura e para manter as mãos limpas. Acreditamos que um procedimento eficaz de higienização das mãos é mais eficiente que as luvas (que podem sujar, contaminar ou rasgar). No McDonald's, nos certificamos de capacitar todos e cada um de nossos funcionários sobre como e quando lavar as mãos adequadamente como também manipular os alimentos de forma segura. Os Ministérios da Saúde de cada região inspecionam nossos restaurantes de maneira rotineira para verificar que se cumpram os procedimentos, além das nossas verificações internas. Obrigado pela sua pergunta.”
- 4. 4. “Por que os seus hamburgueres são tão deliciosos? Qual é o segredo?”
4 /9(Getty Images / Allison Shelley)
Resposta do McDonald's: “null”
- 5. 5. “A carne que vocês usam é Friboi?”
5 /9(Divulgação)
Resposta do McDonald's: “Nossa carne é fornecida pelas empresas JBS e BRF. Obrigado por sua mensagem :)”
- 6. 8. “É verdade que as vacas que vocês usam não têm cabeças?”
6 /9(Getty Images)
Resposta do McDonald's: “Não, isso não é verdade.”
- 7. 9. “Na minha cidade os atendentes são muito preguiçosos e pouco motivados. Quais são as políticas de motivação?”
7 /9(Getty Images)
Resposta do McDonald's: “A empresa atua e treina continuamente todos os funcionários dentro dos mais altos padrões de qualidade, saúde e limpeza e está dentro de todas as normas da vigilância sanitária. Atualmente, são realizados treinamentos e cursos em todos os restaurantes, centros de treinamento e em nossa universidade corporativa para garantir o que há de melhor para nossos clientes. Eventuais manifestações são analisadas pontualmente e caso seja identificada alguma irregularidade são aplicadas sanções disciplinares.”
- 8. 10. “Como vocês cuidam dos animais que são utilizados nos hambúrgueres?”
8 /9(Cate Gillon/Getty Images)
Resposta do McDonald's: "No McDonald's acreditamos no trato ético de animais e que os animais devem ser criados, transportados e abatidos em um ambiente sem crueldade, abuso ou negligência. Nossos fornecedores são auditados de forma contínua para assegurar que cumpram tais normas. Estas auditorias são exaustivas e reconhecidas mundialmente pelo seu rigor e liderança, sendo o McDonald´s o pioneiro e líder neste campo. Todas as fazendas que fornecem aos fornecedores do McDonald's, motoristas e funcionários das instalações devem participar de um treinamento sobre bem-estar animal. Além disso, há auditorias externas anuais que garantem o cumprimento das nossas normas e medidas por parte dos nossos fornecedores. Se não são aprovados na auditoria, pode significar o fim da relação comercial com o fornecedor. Todos os nossos fornecedores de proteínas, devem ser aprovados, sem exceção.”
- 9. Agora veja bordões publicitários que caíram na boca do povo
9 /9(Reprodução)