Negócios

Manutenção de preços ajudará resultados, diz Graça

Presidente da Petrobras disse também que a empresa passará por uma pequena perda de participação de mercado na comercialização


	Graça Foster: presidente reiterou que Petrobras passará 2015 sem captações
 (Pedro França/Agência Senado)

Graça Foster: presidente reiterou que Petrobras passará 2015 sem captações (Pedro França/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2015 às 16h03.

Rio e São Paulo - A manutenção dos preços dos combustíveis, independentemente do comportamento dos preços internacionais, ajudará a Petrobras a ter uma "excepcional recuperação de resultados", afirmou a presidente da Petrobras, Graça Foster, em teleconferência com analistas na tarde desta quinta-feira, 29.

Graça disse também que a empresa passará por uma pequena perda de participação de mercado na comercialização.

Afirmou, porém, sem explicar os motivos, que essa retração será compensada.

Na área de exploração, a presidente da estatal disse ainda que a intenção é rever a carteira exploratória "ao mínimo necessário". Isso porque na fase exploratória, a petroleira apenas gasta recursos, sem fazer caixa.

E, como informou em relatório nesta quarta-feira, o objetivo na Petrobras é reduzir o ritmo de alguns projetos, principalmente aqueles com baixa contribuição de geração de caixa nos próximos dois anos.

O processo de desinvestimento, porém, será retomado apenas no fim do ano.

Mais uma vez, Graça reiterou que a empresa passará 2015 sem captações e que o plano é chegar ao fim do ano com saldo em caixa de US$ 8 bilhões a US$ 12 bilhões.

Superavaliação

A presidente da Petrobras disse que existem 13 projetos na área de abastecimento supervalorizados, segundo estudo realizado em parceria com uma consultoria independente.

Há ainda outras 13 na área de exploração e produção e quatro em gás e energia.

Em contrapartida, estão subavaliados seis ativos em exploração e produção, sete em gás e energia e oito em abastecimento.

Graça informou também que os contratos relativos à Refinaria Abreu e Lima e ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) foram avaliados por auditores independentes.

Atualizado às 17h03.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoPreçosMulheres executivasPETR4Executivos brasileirosCombustíveisGraça Foster

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo