Negócios

Leilão de telefonia na Áustria pressiona H3G

Telekom Austria pagou um alto preço por espectros, que podem trazer bons frutos para a empresa caso reduza a ameaçadora competição da rival menor

Rede de telefone celulares é vista no teto de uma casa em Viena, na Aústria (Heinz-Peter Bader/Reuters)

Rede de telefone celulares é vista no teto de uma casa em Viena, na Aústria (Heinz-Peter Bader/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 15h54.

Viena - A Telekom Austria pagou um alto preço por espectros em um leilão de rede de telefonia de quarta geração, que podem trazer bons frutos para a empresa caso reduza a ameaçadora competição da rival menor H3G, da Hutchison Whampoa.

O leilão levantou mais de 2 bilhões de euros na segunda-feira, montante muito acima das expectativas do mercado.

O alto valor gasto pela Telekom Austria vai apertar as finanças da companhia, a maior do país, cujo valor de mercado era de 2,8 bilhões de euros no fechamento do mercado de segunda-feira, e deve pressionar seu rating de crédito no curto prazo.

Contudo, o preço pode valer a pena para proteger a base de clientes de internet banda larga fixa da Telekom Austria, especialmente em áreas rurais, que podem ser ameaçadas pela H3G, a menor das três operadoras de telecomunicações da Áustria.

A H3G não adquiriu espectro na valiosa frequência de 800 megahertz usada para comunicações a longa distância e para penetrar as paredes de edifícios, o que limita seu apelo em áreas urbanas e suburbanas.

A Telekom Austria e outras operadoras condenaram nesta terça o processo do leilão, que teria elevado os preços ao forçar os participantes a fazer ofertas às cegas, a fim de limitar possíveis conluios.

Mas a empresa recebeu bem o resultado, que deu a ela dois terços do espectro de 800 MHz, afirmando que possui agora uma posição "sem paralelos" para lançar uma rede 4G no país todo.

Acompanhe tudo sobre:4GTelecomunicaçõesTelefonia

Mais de Negócios

Ela transformou um podcast sobre namoro em um negócio de R$ 650 milhões

Eles criaram um negócio milionário para médicos que odeiam a burocracia

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores