Negócios

Iberdrola vende fatia em usina nuclear para Toshiba

Acordo que poderia ajudar a rejuvenecer os planos de construção nuclear da Grã-Bretanha


	Sede da Toshiba no Japão: Iberdrola disse nesta segunda-feira que vendeu a fatia na NuGen para a Toshiba, que controla a construtora de usinas nucleares Westinghouse, por 85 milhões de libras
 (Yoshikazu Tsuno/AFP)

Sede da Toshiba no Japão: Iberdrola disse nesta segunda-feira que vendeu a fatia na NuGen para a Toshiba, que controla a construtora de usinas nucleares Westinghouse, por 85 milhões de libras (Yoshikazu Tsuno/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 08h46.

Madri - A companhia espanhola Iberdrola acertou a venda de sua participação de 50 por cento no consórcio britânico nuclear NuGen para a japonesa Toshiba, em um acordo que poderia ajudar a rejuvenecer os planos de construção nuclear da Grã-Bretanha.

A NuGen, joint venture entre a Iberdrola e a francesa GDF Suez, tem uma unidade em Sellafield, na costa noroeste da Inglaterra, onde seu plano para a construção de capacidade nuclear de 3,6 gigawatts empacou em meios a atrasos do governo.

A Grã-Bretanha tem um programa nuclear para substituir usinas antigas e poluidoras até o meio da próxima década, e diz estar disposta a encorajar investimentos.

Mas mudanças regulatórias após o acidente de Fukushima no Japão e discórdia sobre quanto dinheiro público deveria ser dado às companhias têm atrasado o processo.

A Iberdrola disse nesta segunda-feira que vendeu a fatia na NuGen para a Toshiba, que controla a construtora de usinas nucleares Westinghouse, por 85 milhões de libras (139 milhões de dólares).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasEmpresas japonesasIberdrolaToshibaUsinas nucleares

Mais de Negócios

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico

Clube dos bilionários: quem tem mais de US$ 100 bilhões em patrimônio?