Exame Logo

Governo italiano quer manter controle nacional da Telecom Italia

Divisão do controle da empresa entre a americana AT&T e a mexicana América Móvil desperta forte oposição política

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O governo italiano afirmou que espera que outros grupos de telecomunicação entrem na disputa pela compra de uma fatia da Telecom Italia. De acordo com o jornal britânico Financial Times, as autoridades do país vêem dificuldades para que as duas atuais interessadas - a americana AT&T e a mexicana América Móvil - concluam a negociação.

O principal obstáculo ao negócio é a dura resistência de políticos e sindicalistas à transferência do controle da Telecom Italia a empresas estrangeiras. Na semana passada, o primeiro-ministro do país, Romano Prodi, afirmou que não há nenhuma barreira para que o capital estrangeiro atue no setor de telecomunicações. Apesar da declaração, membros do próprio governo dão demonstrações em contrário. Nesta segunda-feira (2/4), o ministro das Comunicações, Paolo Gentiloni, afirmou estar profundamente preocupado com a negociação.

Veja também

Gentiloni acrescentou que o governo espera que um grupo de empresas e instituições financeiras italianas seja capaz de "reagir a esse desafio". "É nossa prioridade encontrar recursos para reagir", declarou.

No domingo (1/4), a América Móvil e a AT&T apresentaram uma proposta para comprar, cada uma, de um terço da Olimpia, holding que detém 18% da Telecom Italia. O valor ofertado é de 2,82 euros por ação, o que representa um prêmio de 32% sobre a cotação de fechamento dos papéis da operadora na sexta-feira (30/3). Com um valor de mercado de aproximadamente 53 bilhões de dólares, cada empresa deveria pagar cerca de 3 bilhões de dólares. A Olimpia é controlada pela fabricante de pneus Pirelli.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame