Negócios

Google supera Oracle em julgamento de US$9 bilhões

O Google afirmou em comunicado que a decisão é "uma vitória para o ecossistema Android


	Sede da Google: a Oracle pedia do Google indenização de 9 bilhões de dólares
 (Susana Bates/AFP)

Sede da Google: a Oracle pedia do Google indenização de 9 bilhões de dólares (Susana Bates/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2016 às 09h25.

San Francisco - Um tribunal dos Estados Unidos concedeu ao Google uma importante vitória em uma longa disputa sobre direito autoral travada pela empresa contra a Oracle sobre o sistema operacional Android.

O tribunal decidiu de maneira unânime que o uso pelo Google da plataforma de desenvolvimento Java, detida pela Oracle, para criar o Android é protegido sob a cláusula de uso justo, prevista pela legislação de direito autoral.

A Oracle pedia do Google indenização de 9 bilhões de dólares.

A Oracle afirmou que viu muitas brechas na decisão para apelar e que vai fazer isso.

"Acreditamos fortemente que o Google desenvolveu o Android ao ilegalmente copiar a tecnologia central Java para ingressar no mercado de dispositivos móveis", afirmou o defensor da Oracle, Dorian Daley, em comunicado.

Já o Google afirmou em comunicado que a decisão é "uma vitória para o ecossistema Android, para a comunidade de programadores Java e para desenvolvedores de software que dependem de linguagens de programação abertas e livres para criarem produtos inovadores".

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGooglePaíses ricosEstados Unidos (EUA)Tecnologia da informação

Mais de Negócios

Nem gripe nem covid: estas vacinas farão a empresa deste médico alcançar os R$ 70 milhões

“Brasil não será mais apenas exportador de commodities”, diz presidente da CNI

Beto Carrero adota escala 4x2 e quer dobrar equipe: 'Esse é o futuro', diz CEO

Instagram fechado, site por convite: a nova marca de energético que não quer aparecer