Negócios

Esta é a sua última matéria exclusiva para assinantes Exame este mês. Acesse sua conta gratuita para continuar lendo.

France Telecom e Deutsche Telekom fazem acordo para cortar custo

O projeto pode economizar até 1,9 bilhão de dólares anualmente após três anos --pouco menos de 900 milhões de euros para a France Telecom e cerca de 400 milhões para a Deutsche Telekom

Com o advento dos smartphones e tablets, o tráfego de dados está aumentando incrivelmente nas redes e requer investimentos maciços (Getty Images / Allison Shelley)

Com o advento dos smartphones e tablets, o tráfego de dados está aumentando incrivelmente nas redes e requer investimentos maciços (Getty Images / Allison Shelley)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2011 às 18h16.

Paris - A France Telecom e a Deutsche Telekom pretendem comprar conjuntamente equipamentos de rede, aparelhos móveis e outros itens de tecnologia da informação para economizar dinheiro, afirmaram os grupos nesta segunda-feira.

O projeto pode economizar até 1,3 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares) anualmente após três anos --pouco menos de 900 milhões de euros para a France Telecom e cerca de 400 milhões para a Deutsche Telekom, segundo as empresas.

O acordo é uma extensão de uma iniciativa de cooperação entre os grupos anunciada em fevereiro, que cobre áreas como compartilhamento de redes para aparelhos móveis na Europa e dá a clientes acesso à rede de Internet móvel da outra operadora.

Operadoras de telecomunicações na Europa enfrentam um cenário de crescimento lento e dura competição de preços. Por isso, elas estão buscando formas de cortar custos a fim de aumentar sua lucratividade.

Com o advento dos smartphones e tablets, o tráfego de dados está aumentando incrivelmente nas redes e requer investimentos maciços.

"Vemos um crescimento significativo no tráfego e pressão sobre as tarifas, então nossas aquisições precisam ser tão eficientes quanto for possível", afirmou Edward Kozel, diretor de tecnologia da Deutsche Telekom.

A nova cooperação terá início para renegociar cerca de 13 bilhões de euros em contratos no quarto trimestre, afirmou o vice-presidente-executivo da France Telecom, Olaf Swantee.

Acompanhe tudo sobre:Investimentos de empresasParcerias empresariaisTelecomunicações

Mais de Negócios

Com Bia Haddad e João Fonseca em alta, esta escola de tênis quer quadruplicar de tamanho em 2025

'Top 1%': ela transformou um desejo por macarrão em um dos restaurantes que mais fatura nos EUA

De Florianópolis para o mundo: startup de energia renovável é comprada por gestora australiana

Turbinados: negócios com ferramentas de BI integradas crescem até 25% acima da média do mercado