EDP reduz plano de investimento a 2,4 bi de euros por ano até 2012
Lisboa - A Energias de Portugal (EDP) revisou para baixo plano de investimento para 2,4 bilhões de euros anuais em 2011 e 2012, contra os 3 bilhões de euros previstos anteriormente, afirmou nesta quinta-feira o vice-presidente financeiro da companhia, Nuno Alves. Em encontro anual com investidores, o executivo disse que "o atraso na promulgação da […]
Da Redação
Publicado em 21 de janeiro de 2012 às 14h02.
Lisboa - A Energias de Portugal (EDP) revisou para baixo plano de investimento para 2,4 bilhões de euros anuais em 2011 e 2012, contra os 3 bilhões de euros previstos anteriormente, afirmou nesta quinta-feira o vice-presidente financeiro da companhia, Nuno Alves.
Em encontro anual com investidores, o executivo disse que "o atraso na promulgação da 'Energy Bill' atrasa o desenvolvimento nos EUA".
Na quarta-feira, a EDP Renováveis (EDPR), subsidiária da EDP, anunciou que vai desacelerar a instalação de capacidade nos Estados Unidos diante da contração do mercado de Power Purchase Agreements (PPAs) e em decorrência da incerteza regulatória no mercado norte-americano.
PPAS são contratos de venda de energia eólica a longo prazo e, caso a EDPR não os assine, terá de vender sua produção em mercado à vista, aumentando o risco de seu portfólio.
Em outra apresentação aos investidores, o presidente da EDP, António Mexia, reiterou que o lucro recorrente e o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa deverão crescer a uma taxa média anual composta de 12 por cento em 2010, enquanto o lucro líquido deve crescer entre 6 e 8 por cento até 2012.
Ele acrescentou que, quanto ao programa de eficiência em andamento, a EDP pretende reduzir custos em 120 milhões de euros em 2010, após a redução de 96 milhões de euros no ano passado.
Leia outras notícias sobre o setor de energia elétrica