Aeroporto de Frankfurt: lucro da controladora subiu 80% em 2010, para € 262,9 mi (Alex Grimm/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2011 às 12h56.
Frankfurt - A Fraport AG, dona do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, prevê um crescimento “significativo” no lucro líquido ajustado de 2011 e disse que pode disputar contratos nas Américas, inclusive no Brasil, com o aumento do tráfego aéreo em seu mercado local e também no exterior.
Os lucros vão crescer, excluindo os efeitos de um benefício fiscal em 2010, em meio à expectativa de que o tráfego no aeroporto de Frankfurt tenha uma expansão de 4 por cento a 7 por cento até 2015, disse o presidente da companhia, Stefan Schulte, em entrevista coletiva hoje.
A Fraport pode disputar a operação de aeroportos no Brasil depois da sinalização do governo de uma possível venda de concessões, disse Schulte. Segundo ele, a empresa também vai olhar “seriamente” para a possibilidade de operar o aeroporto de San Juan, em Porto Rico, assim que a licitação se concretize nas próximas semanas.
O aeroporto de Frankfurt, terceiro mais movimentado da Europa em número de passageiros depois de Heathrow, em Londres, e Charles de Gaulle, em Paris, deve aumentar no número de passageiros em 6 por cento este ano, disse o presidente da Fraport. A empresa, que administra terminais em cidades como Lima, no Peru, e Antalya, na Turquia, vai adicionar uma quarta pista de pousos e decolagens em Frankfurt este ano para aumentar a capacidade de voos em cerca de 50 por cento.
“Não estávamos esperando que a retomada econômica fosse tão forte, mas agora estamos convencidos de que veremos também um bom ano em 2011”, disse Schulte em Frankfurt. “Estamos bem posicionados com nossa expansão em Frankfurt, mas especialmente com nossas participações internacionais.”
O lucro da Fraport subiu 80 por cento em 2010 para 262,9 milhões de euros (US$ 362 milhões).