Dell segue com foco em soluções em 2011

Na operação mundial, as receitas de soluções e serviços cresceram 27% no ano fiscal de 2011 em relação ao ano fiscal anterior

São Paulo - A tradicional vendedora de computadores Dell segue agora focada na venda de soluções. A idéia da empresa não é abandonar os PCs, mas complementar a venda com soluções para ambientes corporativos e até hospitais e escolas. O segmento oferece margens maiores e fontes de receita mais estáveis que a venda de hardware.

A empresa investe nesse segmento há, aproximadamente, um ano e meio. “O mercado está passando por um ponto de inflexão, o que dizíamos que era solução para um cliente há dois anos hoje não é mais”, afirma Raymundo Peixoto, presidente da Dell no Brasil. A grande diferença, segundo o presidente, é que a empresa oferecia parte da solução e hoje a oferece completa.

As soluções oferecidas pela Dell dividem-se em horizontais e verticais. As soluções horizontais podem atender de bancos até hospitais, por exemplo. Já as soluções verticais atendem um setor específico, como as escolas. A empresa trabalha com um piloto em educação em Hortolândia (SP). Sua solução em saúde foi implantada nos Estados Unidos e em um hospital no Brasil.

As receitas de soluções e serviços cresceram 27% no ano fiscal de 2011 em relação ao ano anterior na Dell mundial – a empresa não divulga a fatia brasileira. No último trimestre do ano fiscal, as receitas de soluções e serviços cresceram 7% e atingiram 4,6 bilhões de dólares – representando 29% da receita consolidada da empresa no período, que foi de 15,7 bilhões de dólares.

Em dezembro de 2010, o presidente da Dell já havia dito à EXAME.com que o plano para 2011 era investir em serviços e soluções, especialmente para pequenas e médias empresas. Na época, Peixoto afirmou que a Dell possuia a liderança em soluções para grandes empresas e para PMEs, mas ainda via espaço para crescer no mercado de pequenas e médias empresas. As concorrentes Hewlett-Packard e IBM também atuam no segmento de serviços.
 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.