Negócios

De Facebook a Fox, gigantes de mídia se encontram no Sun Valley

Começa hoje a conferência da companhia de investimentos Allen & Co., que reúne executivos e magnatas da indústria de mídia e tecnologia

Rupert e Lachlan Murdoch: donos da 21st Century Fox estarão nos holofotes da conferência de Sun Valley, com Disney e Comcast brigando pelos estúdios da empresa (Drew Angerer/Getty Images)

Rupert e Lachlan Murdoch: donos da 21st Century Fox estarão nos holofotes da conferência de Sun Valley, com Disney e Comcast brigando pelos estúdios da empresa (Drew Angerer/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2018 às 06h17.

Última atualização em 10 de julho de 2018 às 07h55.

O mundo da tecnologia e do entretenimento tem os olhos cravados no estado americano de Idaho esta semana. A partir de hoje, no resort de Sun Valley, começa a conferência da companhia de investimentos Allen & Co., que reúne executivos e magnatas da indústria de mídia e, mais recentemente, da tecnologia também. Desde a primeira edição na década de 1980, o evento reúne todo ano mais de 300 executivos e celebridades convidados em mesas de discussões sobre a indústria — e também para fechar acordos de negócios nos bastidores.

Entre os convidados deste ano estão nomes bastante conhecidos como Mark Zuckerberg, da rede social Facebook, Timothy Cook, da fabricante de tecnologia Apple, e Rupert Murdoch, o magnata dos estúdios 21st Century Fox. Outros nomes como Jeff Bezos, da varejista digital Amazon, e Bob Iger, presidente da companhia de mídia Disney, devem aparecer por lá. No ano passado, Ivanka Trump e o marido, Jared Kushner, também foram ao Sun Valley.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Este ano, o mercado de assinaturas de vídeo deve ser um dos destaques. Além de Murdoch e Iger, Brian Roberts, presidente da companhia de mídia Comcast irá estar por lá — a Disney e a Comcast estão numa guerra de preços para comprar a divisão de estúdios da Fox, de Murdoch, com o último lance de Iger em 70,4 bilhões de dólares, depois que a Comcast ofereceu 65 bilhões.

Há outros negócios do mercado de produção no radar: a companhia de telecomunicações AT&T, que recém adquiriu os estúdios da HBO num acordo de 85 bilhões de dólares, quer que o presidente Richard Plepler (outro convidado do Sun Valley) comece a produzir conteúdo com mais celeridade. O andamento dos estúdios da Amazon Prime, de Bezos, e os investimentos em marketing de Reed Hastings, do Netflix, também devem estar no centro das discussões.

Em meio a jatos particulares e diárias do resort de luxo, não são poucos os acordos bilionários que tem ao menos alguma ligação com o Sun Valley. Há mais de 20 anos, em 1995, a Disney adquiriu a companhia de mídias CapCities/ABC por 19 bilhões de dólares, três semanas depois que executivos das empresas compareceram ao evento. A Disney passou a ser a companhia de entretenimento com o maior faturamento do mundo e a fusão trouxe Bob Iger para a companhia. Em 2006, o então presidente do Google, Eric Schmidt, trombou no Sun Valley com Chad Hurley, cofundador do Youtube. Três meses depois o anúncio oficial: o Google comprou o Youtube por 1,65 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:AppleÀs SeteComcastDisneyExame HojeFacebookFoxGooglemark-zuckerberg

Mais de Negócios

10 franquias baratas de limpeza para empreender a partir de R$ 27 mil

A malharia gaúcha que está produzindo 1.000 cobertores por semana — todos para doar

Com novas taxas nos EUA e na mira da União Europeia, montadoras chinesas apostam no Brasil

De funcionária fabril, ela construiu um império de US$ 7,1 bilhões com telas de celular para a Apple

Mais na Exame