Negócios

Crise hídrica pode reduzir fortemente lucro da EDP

Resultado dependerá da decisão do Brasil por realizar um racionamento de água ou não; companhia está tomando medidas para limitar o impacto


	Hidrelétrica Santa Fé, da EDP Brasil: as reservas da EDP no Brasil estão atualmente levemente acima dos 30 por cento
 (divulgação/EDP Brasil)

Hidrelétrica Santa Fé, da EDP Brasil: as reservas da EDP no Brasil estão atualmente levemente acima dos 30 por cento (divulgação/EDP Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2015 às 08h19.

Berlim - O impacto da seca prolongada no Brasil nas instalações hidrelétricas da EDP - Energias de Portugal no país pode reduzir o lucro principal anual da empresa entre 150 milhões e 200 milhões de euros, disse seu presidente-executivo.

"Espero que seja menos que isso, o piso dessa faixa, ou até menos", disse Antonio Mexia à Reuters durante a conferência do setor.

O Brasil, já afetado pela severa crise hídrica no ano passado, respondeu por 17 por cento do lucro da EDP antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).

A EDP atua no Brasil através da sua subsidiária Energias do Brasil.

Mexia disse que o resultado dependerá muito da decisão do Brasil por realizar um racionamento de água ou não e que a companhia está tomando medidas para limitar o impacto.

"Os próximos três meses serão cruciais. Estamos tomando medidas para compensar a seca", disse.

As reservas da EDP no Brasil estão atualmente levemente acima dos 30 por cento e Mexia estimou que, ao fim do período seco, o nível deve estar em pelo menos 20 por cento para evitar problemas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergia elétricaEDPEmpresas portuguesasHidrelétricas

Mais de Negócios

Food to Save alcança 8 milhões de sacolas e um crescimento de 5.233%

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo