EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.
14h50 - A Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), sediada em Campinas (SP), fechou um contrato de R$ 60 milhões com a Telemar, operadora de telefonia fixa que atua em 16 estados das regiões sudeste e nordeste. A instituição vai fornecer software e serviços de telecomunicações e tecnologia da informação.
O contrato com o CPqD -- há 25 anos, a instituição brasileira desenvolve tecnologia em telecomunicações e há dois anos exporta produtos para mercados como o americano e para a América Latina -- prevê consultoria em projetos, testes e análises técnicas, análises laboratoriais, treinamento, customização e desenvolvimento de sistemas, além do fornecimento de softwares, como os de bilhetagem e gerenciamento de tráfego de ligações.
A tecnologia do CPqD também foi a escolhida para sustentar a Central de Negócios Eletrônicos, projeto do governo federal que tem como objetivo colocará a internet e outros recursos de alta tecnologia a serviço das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Com orçamento de R$ 4,9 milhões, a idéia é facilitar o uso corporativo da internet por estes empresários, que serão capacitados pelo CPqD nas áreas operacional, de compras, vendas, e marketing.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Capacitação Tecnológica de Mercados, idealizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia e deverá ser implantado a partir do segundo semestre de 2002. Em sua primeira fase, abrangerá os estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco.