Exame Logo

CPFL anuncia compra da CMS Brasil por US$ 211,144 milhões

Empresa adquirida atua nas áreas de distribuição, geração e venda de energia elétrica

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A CPFL anunciou a compra da CMS Brasil por 211,144 milhões de dólares, o equivalente a 429,319 milhões de reais. O acordo foi assinado nesta quinta-feira (12/4) com a americana CMS Electric & Gas, atual controladora da CMS, e envolve a aquisição de 100% do capital da empresa, correspondente a 94,8 milhões de ações ordinárias e também a 94,81 milhões de preferenciais.

De acordo com comunicado da CPFL, a operação será paga em dinheiro, mas ainda está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e dos órgãos de fiscalização do mercado, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Veja também

A CMS Brasil é uma holding que atua em distribuição, geração e venda de energia elétrica, e controla as seguintes empresas: Companhia Paulista de Energia Elétrica, Companhia Sul Paulista de Energia, Companhia Jaguari de Energia, Companhia Luz e Força de Mococa, Paulista Lajeado Energia, CMS Comercializadora de Energia; Companhia Jaguari de Geração de Energia e CMS Energy Equipamento, Serviços Indústria e Comércio.

A área de atuação dessas companhias abrange três cidades mineiras na divisão com São Paulo (Itamoji, Monte Santo de Minas e Arceburgo), e mais 15 municípios paulistas no leste e centro do Estado. Em conjunto, a CMS Brasil atende 532.000 habitantes em 170.000 domicílios.

Ainda segundo a nota, a CPFL considera a aquisição "mais um importante passo na sua estratégia de crescimento e consolidação dos negócios". O comportamento dos papéis da empresa indica que o mercado recebeu bem a notícia. Por volta das 12 horas e 10 minutos desta sexta-feira (13/4), as ações ordinárias da CPFL apresentavam alta de 2,12%, cotados a 31,66 reais. No mesmo período, o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, subia 0,42%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame