Cosan investe R$ 1 bilhão em nova usina de etanol
Nova unidade terá capacidade de produzir 370 milhões de litros de etanol por safra
Tatiana Vaz
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo -- A Cosan, um dos maiores grupos mundiais do setor sucroalcooleiro, inaugurou hoje (27/5) em Jataí (GO) o que a empresa considera ser a mais moderna usina de etanol do mundo. Cerca de um bilhão de reais foram investidos na nova unidade, entre as áreas agrícola, industrial e administrativa. Desse montante, 639 milhões de reais foram financiados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A nova planta terá capacidade de produzir 370 milhões de litros de etanol por safra e também fará a co-geração de energia elétrica proveniente do bagaço e da palha da cana, com potência instalada de 105 megawatts de energia elétrica. O excedente dessa produção será vendido pela companhia. "A empresa utilizará nesta unidade a mais moderna tecnologia disponível empregada no campo e no processo industrial", afirmou Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Cosan em comunicado oficial.
Cerca de 6.000 empregos diretos e indiretos serão gerados pela nova usina na região, quando estiver em pleno funcionamento. Atualmente, mais de 1.500 funcionários diretos já estão trabalhando no local.
A produção de cana-de-açúcar, por exemplo, será realizada em grande parte por meio de fornecedores da região. O escoamento da produção aproveitará os sistemas modais, por meio de hidrovia, rodovia e ferrovia. O álcool seguirá por hidrovia de São Simão (GO) até Anhembi (SP) ou Pederneiras (SP), onde será escoado pelos sistemas ferroviário e rodoviário até Paulínia (SP).