Negócios

Copa eleva vendas de eletroeletrônicos

Comércio de televisores aumentou 44% e de aparelhos de DVD 26% nos três primeiros meses de 2006

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Copa do Mundo estimulou as vendas de eletroeletrônicos, informou nessa segunda-feira a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS). Segundo pesquisa realizada pela instituição, o comércio de eletroeletrônicos subiu 7,6% no primeiro trimestre de 2006, impulsionado pela linha de imagem e som, que apresentou crescimento de 18% no período.

De janeiro a março, foram vendidos 43,7% a mais de televisores que no mesmo período do ano passado. Já as vendas de aparelhos de DVD subiram 26,2%. "O crescimento da demanda no segmento de imagem e som é estimulado também pela queda no preço dos produtos, aumento da renda das classes C e D e pela maior oferta de crédito, além do apelo das novas tecnologias", afirma o presidente da ELETROS, Paulo Saab.

Outro segmento que apresentou alta no primeiro trimestre foi o de linha branca. As vendas de refrigeradores e fogões cresceram 12,61% e 8,49% respectivamente, enquanto freezers verticais e horizontais tiveram incremento de 51,61% e 8,29%, respectivamente.

O segmento de portáteis foi o único que apresentou queda de vendas na comparação com 2005. De acordo com a ELETROS, a concorrência com produtos importados - que ganharam mercado graças à desvalorização do dólar - foi o principal motivo do recuo de 6,57% nas vendas.

Tendências

Como as vendas dos equipamentos de imagem e som estão sendo estimuladas pela Copa, Saab acredita que a tendência para o segundo semestre seja de desaceleração. Já para linha branca e portáteis, a expectativa é de aumento de vendas em função das comemorações de final de ano. No ano, o setor de eletroeletrônicos deve crescer entre 16% e 17%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

11 franquias mais baratas do que viajar para as Olimpíadas de Paris

Os planos da Voz dos Oceanos, nova aventura da família Schurmann para livrar os mares dos plásticos

Depois do Playcenter, a nova aposta milionária da Cacau Show: calçados infantis

Prof G Pod e as perspectivas provocativas de Scott Galloway

Mais na Exame