Exame Logo

Conheça o italiano Eataly em 14 imagens

O clássico empreendimento italiano será aberto na avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo.

Gourmet (Divulgação)

Karin Salomão

Publicado em 17 de maio de 2015 às 10h43.

Última atualização em 23 de julho de 2018 às 11h07.

São Paulo - O Eataly irá inaugurar sua unidade no Brasil apenas na terça-feira, dia 19, mas já causou muito burburinho. O clássico empreendimento italiano será aberto na avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo. A unidade é uma parceria entre o Eataly com o Grupo St Marche, que também opera o Empório Santa Maria. Erguer o mercado paulistano custou à rede mais de 40 milhões de reais. Veja nas imagens um pouco do que poderá encontrar no Eataly, antes mesmo da inauguração.
  • 2. Espaço

    2 /14(Divulgação)

  • Veja também

    São 4.500 metros quadrados, três andares, mezanino e um terraço, além de dois subsolos de estacionamento. No local, haverá 18 pontos de alimentação, 7 restaurantes temáticos, 1 bar e restaurante a céu aberto, 22 departamentos de mercado e mais de 7.000 produtos para comprar.
  • 3. Alimentação

    3 /14(Divulgação)

  • Os restaurantes terão 768 lugares. O maior deles é o Gran Bar Lavazza, com 100 lugares. O bar oferece bebidas expressas e cafés de alta qualidade. A expectativa é que 5.000 pessoas passem por dia pela loja.
  • 4. Projeto

    4 /14(Divulgação)

    Com linhas retas e vermelhas, o prédio foi arquitetado para lembrar o MASP. Além de oferecer alimentos, o Eataly também abrigará aulas. A La Scuola terá 18 lugares e oferecerá aulas, degustações, cursos e encontros com produtores, entre outras atividades. Também será possível usar o local para eventos privados. "A cidade de São Paulo já tem uma cultura gastronômica forte; estamos muito animados com esta nova unidade, que vai contribuir ainda mais para isso", afirma Oscar Farinetti, fundador do Eataly.
  • 5. Caseiro

    5 /14(Divulgação)

    O Eataly terá 520 funcionários e 5 laboratórios de produção própria. Dentro da loja, serão feitos pães, queijos e doces. A pasta fresca é feita de maneira artesanal, todos os dias. Ela é confeccionada em moldes de bronze e seca em temperatura controlada de 24 a 48 horas, para garantir a textura para aderência do molho. A massa mais especial da casa é a Pasta di Gragnano, que exige água, temperatura e secagem específicas para ficar perfeita.
  • 6. Assados

    6 /14(Divulgação)

    Os pães também são feitos dentro da loja. O fermento usado é chamado de pasta madre. Segundo o Eataly, ele é o segredo para a transformação de farinha e água em pão italiano, com um sabor único e levemente azedo.
  • 7. Pão fresquinho

    7 /14(Divulgação)

    O forno à lenha foi trazido diretamente da Europa. Dentro do forno existe um grande prato que é girado manualmente a cada 10 minutos, para assar os pães uniformemente.
  • 8. Queijos

    8 /14(Divulgação)

    Além da mozzarella fresca, que é feita diariamente no laboratório de produção, a loja também oferece diversas variedades italianas e brasileiras. O balcão oferece clássicos italianos como Grana Padano DOP, Parmigiano Reggiano DOP, entre outros.
  • 9. Grelhados

    9 /14(Divulgação)

    Exclusivo para o Brasil, o Brace Bar e Griglia une grelhados a vinhos. O fogo é o protagonista do restaurante, segundo a empresa – “brace” é brasa, em italiano. Legumes, verduras, carnes e frutos do mar são defumados e servidos com antepastos, cervejas e vinhos.
  • 10. Bebidas

    10 /14(Divulgação)

    Falando em vinhos, mais de 400 rótulos estão disponíveis para venda na adega. Eles são divididos de acordo com a proveniência e abrangem diversas regiões da Itália.
  • 11. Paixão

    11 /14(Divulgação)

    Como não podia deixar de ser, o Eataly também terá um restaurante dedicado à paixão italiana e paulistana: a pizza. Segundo a empresa, ela deve ser rigorosamente feita no estilo napolitano. A crosta deve ser alta e macia, a massa cresce por pelo menos 24 horas e os ingredientes são importados diretamente de Nápoles.
  • 12. Do mar

    12 /14(Divulgação)

    Peixaria e restaurante, os produtos do Il Pesce mudam todos os dias. O cardápio vai de aperitivos a pratos principais e, como os pescados frescos mudam diariamente, oferecemos sempre um prato do dia diferente. O especialista responsável pela divisão, Emilio Barletta Neto, dedica-se a pescados há mais de 25 anos.
  • 13. Café

    13 /14(Divulgação)

    Além dos restaurantes, o Eataly concentra duas cafeterias (Lavazza e Vergnano), uma gelateria (Il Gelato di Venchi), uma pasticceria (La Pasticceria di Luca Montersino), uma chocolateria (Il Cioccolato Venchi), um bar de sucos de frutas feitos na hora (Bar della Frutta) e um balcão de Nutella.
  • 14. Nutella

    14 /14(Divulgação)

    O balcão Nutella® traz combinações de pães com o doce de avelã. Entre as opções, estão o Pão Rústico Eataly, crepes feitos na hora e brioches.
  • Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAlimentosEatalyGourmetRestaurantes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame