-
1. Tradição
zoom_out_map
1/14 (Divulgação)
São Paulo - O
whiskey Jack Daniel’s é produzido quase do mesmo jeito desde que foi criado, em 1876. Dentro da categoria, o Jack Daniel’s é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Também é chamado de Old No. 7 ("Velho número 7"). O processo é bastante artesanal e cheio de tradições para garantir que a bebida mantenha os padrões de qualidade. Veja nas imagens
como é a produção da bebida Jack Daniel’s no Tennessee, nos Estados Unidos.
-
2. Fórmula
zoom_out_map
2/14 (Divulgação)
Aos 13 anos, Jasper Newton Daniel, cujo apelido era Jack, herdou uma fazenda na cidade de Lynchburg, no Tennessee, e a transformou na sede da destinalaria mais antiga regristrada nos Estados Unidos, depois de criar o whiskey que leva seu nome. Em seus 139 anos de existência, a companhia tomou muitos goles amargos, como na época da Lei Seca, que vigorou de 1920 a 1933 nos Estados Unidos. Desde 1956 pertence ao grupo Brown-Forman Corporation.
-
3. Fonte
zoom_out_map
3/14 (Divulgação)
A água utilizada no Jack Daniel’s vem da mesma fonte desde a primeira garrafa: uma caverna localizada dentro da destilaria, em Lynchburg. É naturalmente filtrada, livre de ferro e minerais, o que garante a matéria-prima perfeita para a produção do whiskey.
-
4. Ingredientes
zoom_out_map
4/14 (Divulgação)
A água da fonte é misturada com centeio, milho e cevada, criando a mistura conhecida como Sour Mash. A proporção é de 80% milho, 12% cevada maltada e 8% centeio e os grãos vêm de produtores locais.
-
5. Levedura
zoom_out_map
5/14 (Divulgação)
A mistura da água e grãos recebe então as leveduras, que são fungos que transformam o açúcar em álcool. Elas estão vivas desde os primeiros anos de produção da destilaria, ou seja, há 139 anos.
-
6. Fermentação
zoom_out_map
6/14 (Divulgação)
Os ingredientes são fermentados e depois destilados em enormes alambiques de cobre. Longe da cor que conhecemos, o whiskey que flui nesta etapa é um líquido extremamente puro e claro como cristal, com teor alcóolico muitas vezes mais alto.
-
7. Suavização
zoom_out_map
7/14 (Divulgação)
Depois de destilada e fermentada, a bebida passa pelo processo de suavização, batizado de charcoal mellowing. Esse método é exclusivo da Jack Daniel’s. O líquido é derramado, gota a gota, em três metros de carvão vegetal, produzido na própria destilaria. A primeira gota da bebida fermentada que cai no material leva cerca de uma semana para atravessar todo o tanque.
-
8. Filtro
zoom_out_map
8/14 (Divulgação)
O carvão usado no processo também é feito na destilaria do Tennessee e sua função é filtrar as impurezas do whiskey para torná-lo mais suave e adocicado. É essa etapa que o diferencia de um Bourbon, uma vez que seja o único com este tipo de suavização em seu processo produtivo. A partir daí Jack Daniel’s se torna então um autêntico Tennessee whiskey – o único do tipo.
-
9. Armazenamento
zoom_out_map
9/14 (Divulgação)
Depois de suavizado, o whiskey é armazenado em barris de madeira, que garantem o sabor único e a cor âmbar da bebida. São mais de 80 armazéns na destilaria.
-
10. Barris
zoom_out_map
10/14 (Divulgação)
Os barris são confeccionados pela própria Jack Daniel’s exclusivamente para o amadurecimento do whiskey e são usados apenas uma vez. Cada novo barril tem seu interior queimado para aumentar a interação entre a madeira fresca e a bebida.
-
11. Maturação
zoom_out_map
11/14 (Divulgação)
Depois que a bebida é colocada dentro dos barris de madeira, inicia-se o processo de maturação. É nessa fase que o whiskey Jack Daniel’s ganha suas características de sabor, aroma e cor. A bebida entra em contato com a madeira do barril de carvalho novo, o que contribui para a “sua coloração e também sabor frutado e com notas de caramelo”, segundo a empresa.
-
12. Degustação
zoom_out_map
12/14 (Divulgação)
Para definir quando o whiskey está pronto para ser engarrafado, o destilador mestre checa cada barril, degustando e analisando cor e aroma. Só depois da sua aprovação, o conteúdo é reconhecido como um autêntico Jack Daniel’s e segue para o processo de engarrafamento. Há apenas um mestre destilador por vez. O primeiro foi o próprio Mr. Jack, criador do whiskey, e a empresa está no sétimo profissional no cargo.
-
13. Engarrafado
zoom_out_map
13/14 (Divulgação)
Depois da aprovação do destilador mestre, o whiskey Jack Daniel’s segue para o processo de engarrafamento. Após essa etapa, a bebida está pronta para ser distribuída e apreciada.
-
14. Falando nisso...
zoom_out_map
14/14 (Thinkstock)