Acompanhe:
seloNegócios

Como abrir um negócio usando a inteligência artificial e ter mais chance de ser bem sucedido

Além de transformar a forma como as empresas trabalham, adotar ferramentas de IA também pode apoiar empreendedores a criar um negócio do zero; veja como em 5 passos

Modo escuro

Continua após a publicidade
‘IA vai revolucionar a forma como empresas trabalham’, diz especialista (Freepik)

‘IA vai revolucionar a forma como empresas trabalham’, diz especialista (Freepik)

Uma pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) revelou que empreender faz parte da realidade de 93 milhões de brasileiros. Segundo o estudo, 67% da população adulta do país está envolvida, em algum grau, com o empreendedorismo: 41 milhões já empreendem e outros 53 milhões querem abrir um negócio em até três anos. 

No entanto, nem todos conseguem ser bem sucedidos nesse setor. Estimativas do Sebrae também apontam que 29% das empresas brasileiras fecham nos primeiros 5 anos.

Em live online e gratuita, especialista em IA ensina como abrir um negócio – e ser bem sucedido com ele – usando Inteligência Artificial. Clique aqui para acompanhar 

Especialistas apontam diversas razões para esse cenário: falta de planejamento, baixa capacitação em gestão e administração, instabilidade econômica e até mesmo problemas com a competitividade do mercado. No entanto, a subutilização da IA também pode estar entre as responsáveis por empresas encerrarem suas atividades precocemente.

‘IA vai revolucionar a forma como empresas trabalham’

Para Miguel Lannes Fernandes, diretor de inteligência artificial na EXAME, as empresas, inevitavelmente, vão precisar adotar ferramentas de IA – e isso também inclui o processo de criar um negócio do zero.

“Assim como tivemos um processo de transformação digital nos últimos dez anos, estamos vivendo agora um processo transformação artificial”, explica, “Empresas estão adotando as ferramentas de inteligência artificial, mudando as suas operações e criando novos cargos. Sem dúvidas, a IA vai revolucionar a forma como as empresas trabalham”, conclui.

Veja, a seguir, como a IA pode ajudar empreendedores a construir o próprio negócio.

Criar um negócio do zero nunca foi tão fácil: assista à transmissão online e gratuita da EXAME e saiba como abrir sua empresa. Clique aqui para se inscrever 

1. Identifique a necessidade do mercado

Para ser bem sucedido em um empreendimento, é preciso encontrar uma necessidade do mercado que espera para ser resolvida. E a IA pode ajudar nessa missão. Ferramentas como o ChatGPT podem apresentar um completo diagnóstico do mercado para diferentes setores – seja na área de saúde, educação, varejo, entre outros. Essas informações ajudam a entender as necessidades e demandas do público-alvo de determinado nicho específico.

2. Invista no planejamento e na definição de estratégias

É fundamental investir na criação de um plano detalhado para dar os primeiros passos na abertura de uma empresa. Lembre-se de definir o modelo de negócios, analisar a concorrência, buscar as melhores estratégias de marketing, entre outros aspectos. Todo esse processo fica mais fácil com a inteligência artificial. Ferramentas de IA podem fornecer recomendações em tempo real para ajudar os futuros empreendedores a tomar decisões mais informadas – e ter mais chances de serem bem sucedidos nesse processo.

Esta live gratuita vai mostrar como ChatGPT, Gemini, Brainstorm.io e outras ferramentas de IA te ajudam a criar um negócio do zero e sem complicações

3. Escolha a estratégia de marketing ideal

Ferramentas de IA podem ser extremamente úteis na criação da estratégia de marketing ideal para o seu negócio de várias maneiras: análise de dados, automação de processos, otimização de campanhas, monitoramento de redes sociais e muitos outros.

4. Faça monitoramento e ajustes, se preciso

Para garantir o sucesso de um negócio, monitorar constantemente os resultados obtidos é tão importante quanto investir no planejamento inicial. Utilizando ferramentas de IA, empreendedores podem analisar métricas como eficiência operacional, por exemplo. As informações analisadas servem para fazer melhorias contínuas nas soluções da empresa.

Especialista irá mostrar em aula gratuita como usar ferramentas como ChatGPT, Gemini, Brainstorm.io e outras para criar um negócio do zero: acompanhe aqui 

5. Acompanhe workshop gratuito

Para apoiar futuros empreendedores, EXAME apresenta, nesta quarta-feira, 28, às 19h30, a transmissão ao vivo e gratuita ‘Como abrir seu negócio utilizando Inteligência Artificial'

Apresentado pelo especialista em IA e coordenador do MBA de Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME, Miguel Lannes Fernandes, a aula irá mostrar como usar ferramentas como ChatGPT, Gemini, Brainstorm.io e outras para criar um negócio do zero. 

Os participantes terão acesso a uma hora de conteúdo ao vivo criado por especialistas para apresentar de forma didática e prática o verdadeiro passo a passo para abrir o seu negócio do zero, usando apenas a IA. Clique aqui para saber mais e garantir a sua vaga.

Assista à transmissão online e gratuita da EXAME e saiba como abrir sua empresa. Clique aqui para se inscrever

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
5 fundos imobiliários para buscar renda extra de R$ 4,4 mil com dividendos
seloOnde Investir

5 fundos imobiliários para buscar renda extra de R$ 4,4 mil com dividendos

Há 18 horas

Qual é a elétrica favorita para buscar dividendos: AURE3, TAEE11 ou ELET6?
seloOnde Investir

Qual é a elétrica favorita para buscar dividendos: AURE3, TAEE11 ou ELET6?

Há um dia

‘A guerra por talentos mais louca já vista', diz Musk sobre disputa por profissionais de IA
seloCarreira

‘A guerra por talentos mais louca já vista', diz Musk sobre disputa por profissionais de IA

Há um dia

Qual o segredo do sucesso financeiro das big techs?  A resposta pode estar nas finanças sustentáveis
seloNegócios

Qual o segredo do sucesso financeiro das big techs? A resposta pode estar nas finanças sustentáveis

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais