Exame Logo

Canadá recusa oferta da BHP Billiton pela Potash

A BHP Billiton havia feito uma oferta hostil de 38,6 bilhões de dólares pela Potash

Tony Clement, ministro da Indústria do Canadá: oferta da BHP Billiton recusada (Malcolm Taylor/Getty Images)

Diogo Max

Publicado em 19 de maio de 2011 às 14h07.

São Paulo - O ministro da Indústria do Canadá, Tony Clement, recusou na noite de ontem a oferta da mineradora australiana BHP Billiton para comprar a Potash, maior produtora de fertilizantes do mundo. A decisão do governo canadense foi recebida com surpresa pelos investidores.

“Posso dizer que enviei um comunicado para a BHP Billiton indicando que, nesse momento, não me senti satisfeito de que a transação proposta será boa para o Canadá”, afirmou Clement. A BHP Billiton fez uma oferta hostil de 38,6 bilhões de dólares pela Potash.

Veja também

O ministro Tony Clement disse também que tomou a decisão após uma “revisão cuidadosa e rigorosa” da transação proposta. “BHP Billiton tem 30 dias para fazer quaisquer declarações adicionais e apresentá-las”, acrescentou.

A Potash também liberou um comunicado, ressaltando a decisão do ministro canadense em barrar a oferta da BHP Billiton. “O anúncio do ministro da Indústria não muda a nossa opinião de que a oferta da BHP Billiton de 130 dólares por ação é totalmente inadequada”, diz a companhia.

Para a empresa de fertilizantes, a oferta não é compatível com o valor de mercado da companhia. “O Conselho de Administração da Potash acredita firmemente que a oferta não reflete o valor da posição privilegiada Potash, em um setor estrategicamente vital, com perspectivas de crescimento da empresa no futuro”, diz o comunicado.

Em agosto deste ano, rumores no mercado afirmavam que a Vale pretendia adquirir a Potash. Naquele momento, em comunicado à imprensa, a mineradora brasileira negou a intenção em comprar a empresa canadense.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaBHP BillitonEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFusões e AquisiçõesMineraçãoNegociaçõesSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasVale

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame