Exame Logo

Blue Tree e Fleury Medicina investem no turismo de saúde

Parceria oferecerá pacotes de check up a executivos e homens de negócios

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A rede hoteleira Blue Tree e a Fleury Medicina e Saúde firmaram uma parceria para atuar no segmento de turismo de saúde. O acordo prevê a venda de pacotes compostos por hospedagem e exames médicos, e é focado no público executivo. Inicialmente, os pacotes abrangerão apenas dois dos 26 hotéis operados pelo Blue Tree - o Towers Paulista, na cidade de São Paulo, e o Park Paradise, um resort instalado em Mogi das Cruzes.

A iniciativa segue uma tendência mundial da indústria turística - o de investir nas pessoas que viajam em busca de serviços médicos. Segundo reportagem de EXAME , o número de passageiros que se deslocam por esse motivo cresce 20% ao ano, ante os 6% do turismo convencional. Somente os países asiáticos recebem 1,3 milhão de pessoas por ano em busca de tratamento. O Brasil tem números bem mais tímidos - cerca de 30.000 pacientes por ano, sobretudo em busca de cirurgias plásticas. "Apenas nos Estados Unidos, o mercado do turismo de saúde é estimado em 4 bilhões de dólares", afirma Rogério Rabelo, diretor de Gestão de Saúde do Fleury. "Não há motivos para que o turismo de saúde se desenvolva apenas nos outros países", diz.

Veja também

No caso da parceria entre o Blue Tree e a rede de laboratórios, o foco é o mercado corporativo. Não há dados precisos sobre o tamanho desse nicho, mas algumas estimativas ajudam a compor um quadro. Segundo Rabelo, as grandes empresas mantêm uma política de check ups periódicos para seus executivos. Isso significa que, entre 200 e 300 dirigentes das 500 maiores companhias do país são submetidos aos exames por ano - um mercado potencial de até 150.000 clientes. Além disso, devido à sua atuação em todo o Brasil, as grandes companhias sediadas em São Paulo possuem de 10% a 20% de seu quadro gerencial em escritórios e plantas em outras cidades e estados - outro alvo da parceria.

Estratégia

Inicialmente, serão oferecidos três serviços: check up; avaliação médica para a prática de esportes; e pacotes de avaliação médica para funcionários de empresas que participem de convenções e eventos nos hotéis do Blue Tree. Os clientes que contratarem um pacote receberão atendimento especial no hotel, que contará com um especialista que auxiliará na preparação do paciente para os exames solicitados, orientando itens como alimentação. No caso dos hóspedes do Towers Paulista, os exames serão realizados em uma unidade do Fleury próximo ao hotel. Já a avaliação física no Park Paradise será feita por uma equipe do laboratório instalada no próprio resort. O preço do pacote depende do tipo de serviço contratado e começa em 1.080 reais a diária no Park Paradise. A venda dos pacotes ficará a cargo do Blue Tree e de agentes de turismo.

Até julho, mais dois serviços deverão ser agregados ao portfólio. No segundo semestre, outros cinco produtos começarão a ser ofertados, quando a expansão do modelo para as outras unidades do Blue Tree começará. Primeiro, serão envolvidos outros hotéis de São Paulo. Posteriormente, a intenção é abranger unidades e resorts em outros estados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame