Negócios

Blockbuster evidencia crise do mercado de locação de vídeo

Ações da companhia caíram quase 10% na sexta-feira e estúdio de cinema já se prepara para calote

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

As ações da líder do setor de locação de vídeo, a americana Blockbuster, caíram quase 10% em um único dia. O tombo é visto por analistas como mais uma evidência do forte declínio desse mercado, que tem limitado os resultados financeiras das companhias. Os papéis da Blockbuster caíram 9,7% na sexta-feira passada, atingindo 4,6 dólares, a maior baixa em quase um ano.

Sua concorrente direta, a Movie Gallery, segunda no ranking do setor, anunciou que as receitas de suas lojas abertas há mais de um ano deverão cair 8% a 10% no terceiro trimestre.

Segundo reportagem desta segunda-feira (19/9) do diário americano The Wall Street Journal, alguns estúdios de cinema de Hollywood já manifestaram preocupação com a saúde financeira da Blockbuster. Ao menos um deles, 20th Century Fox, está estruturando um hedge para proteger-se caso a Blockbuster não pague seus débitos. A Universal Pictures já discutiu com a locadora os termos de fornecimento de novos lançamentos. Segundo dados de 30 de junho, a Blockbuster carregava um passivo de 1,1 bilhão de dólares e caixa de 138 milhões de dólares.

Para John Antioco, presidente executivo e do conselho de administração da Blockbuster, como a locação de vídeo gera receitas importantes para a indústria cinematográfica, é legítimo que os estúdios estejam apreensivos com o negócio de locação de vídeo como um todo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo no Rappi: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com app de entrega

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

Mais na Exame