Exame Logo

Azul Viagens explora novo setor e vende cruzeiros no Caribe

Por meio de uma parceria com a Royal Caribbean, a agência começa a vender, nesta semana, pacotes marítimos partindo do estado da Flórida, nos EUA

Azul: expectativa é de que acordo com a Royal Caribbean aumente o fluxo de passageiros em voos para a Flórida (EUA) (Getty Images)

Luísa Melo

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 13h34.

São Paulo - A Azul Viagens, operadora de turismo da companhia aérea de mesmo nome, acaba de entrar no mercado de cruzeiros.

Por meio de uma parceria com a Royal Caribbean, a agência começa a vender, nesta semana, pacotes marítimos pelo Caribe.  Os trajetos partem de Fort Lauderdale e Porto Canaveral (próximo a Orlando), no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

A expectativa é de que o acordo aumente o fluxo de passageiros nos voos internacionais da companhia que partem de Campinas para Fort Lauderdale/Miami e Orlando, operados desde dezembro de 2014.

"Com essa combinação entre marítimo e aéreo, conseguiremos 'alimentar' nossos voos que saem de Campinas para Fort Lauderdale levando os Clientes que querem aproveitar ainda mais sua estada nos Estados Unidos”, afirma em nota Marcelo Bento, diretor da Azul Viagens.

O primeiro embarque de clientes será feito em abril. Os pacotes com oito dias de duração custam a partir de 4.000 reais e incluem hospedagem, refeições e a passagem área.

“Para que a experiência de viagem seja mais proveitosa, os clientes devem se hospedar por pelo menos um dia nas cidades da Flórida antes do embarque nos navios ”, orienta Bento.

Os cruzeiros

Os cruzeiros serão operados por três navios da Royal Caribbean. No roteiro, há opções de visitas às ilhas Labadee (Haiti), Falmouth (Jamaica), Cozumel (México), Nassau (Bahamas), San Juan (Porto Rico) e Sant Marteen.

Além dos voos diretos, a Azul Viagens oferecerá traslados até o local de embarque dos cruzeiros.

São Paulo - Pela terceira vez em cinco anos, a Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pela consultoria Sktytrax, especializada no setor. O prêmio é considerado o "Oscar da aviação" e foi entregue na terça-feira (16) em Paris. Com base na opinião dos passageiros, o ranking leva em conta mais de 40 aspectos relacionados à qualidade dos serviços, como o processo de check-in, conforto das aeronaves , refeições e entretenimento oferecidos a bordo. Neste ano, avaliações de mais 18 milhões de consumidores de 160 países foram consideradas e 275 empresas foram julgadas. Melhor colocada na lista geral entre as companhias aéreas brasileiras, a TAM ocupa o 51º lugar, seguida pela Azul, em 62º. A GOL não foi classificada entre as 100 melhores do planeta. Em relação ao ranking do ano passado, a Azul subiu um degrau e também foi considerada a companhia com os custos mais baixos da América do Sul. Já a TAM despencou nove posições. A chilena LAN, sua parceira, foi eleita a melhor da América do Sul. Nas fotos, saiba quem são as 10 primeiras do mundo.
  • 2. 1. Qatar Airways

    2 /12(REUTERS/Ahmed Jadallah)

  • Veja também

    A companhia do Catar voa para mais de 140 destinos pelo mundo e oferece serviços de luxo. Ela foi eleita a melhor do mundo e desbancou a Cathay Pacific Airways, dona do posto em 2014. A Qatar Airways também foi considerada a melhor do Oriente Médio e a com os melhores assentos na classe executiva do planeta. Esta última premiação, segundo a Skytrax, provavelmente está relacionada à inclusão das aeronaves A380 e A350, da Airbus, em sua frota. Os assentos dos novos aviões, conforme os consumidores relataram à consultoria, estabeleceram "novos padrões para conforto, espaço e privacidade".
  • 3. 2. Singapore Airlines

    3 /12(Luis Ascui/Getty Images)

  • Além do segundo lugar no ranking geral (em 2014 ela havia ocupado a terceira posição), a Singapore Airlines conquistou este ano o prêmio de melhor companhia aérea da Ásia, melhor classe executiva e melhor assento da primeira classe. Ela foi a primeira empresa do ramo a oferecer uma opção de comida, bebidas e fones de ouvido gratuitos para classe econômica, nos anos 1970, segundo ela mesma.
  • 4. 3. Cathay Pacific

    4 /12(Getty Images)

    No ano passado, a companhia área tinha sido avaliada como a melhor do mundo, mas foi desbancada pela Qatar Airways nesta edição. A Cathay, porém, ainda lidera na categoria "Melhor Transpacífica", focada nas empresas que fazem trajetos entre Ásia e Oceania e América do Norte e Sul. Esta é a terceira vez que ela vence no quesito (as outras foram em 2013 e 2011).
  • 5. 4. Turkish Airlines

    5 /12(Scott Barbour/Getty Images)

    Em quarto lugar no ranking geral, a companhia baseada em Istambul foi eleita pelo quinto ano consecutivo como a melhor da Europa. A Turkish Airlines se destaca na classe executiva e levou o primeiro lugar na categoria de melhor lounge para o segmento no mundo. O salão que a empresa possui para receber os passageiros no aeroporto de Istambul é o maior do mundo, segundo a Skytrax. Ele acomoda até 1.000 pessoas e abriga diversos restaurantes que servem comidas locais e internacionais.
  • 6. 5. Emirates

    6 /12(Divulgação)

    Além de ser considerada a quinta melhor companhia aérea do mundo, a Emirates levou o prêmio de melhor entretenimento a bordo, categoria na qual a Qatar Airways ficou em segundo lugar e a Singapore Airlines em terceiro. Segundo a Skytrax, a empresa continua à frente das concorrentes no quesito, apesar de novos programas e sistemas terem trazido melhorias para toda a indústria. A Emirates também conquistou o posto de melhores cortesias para conforto para primeira classe, desbancando a rival Etihad, famosa pelos artigos de luxo.
  • 7. 6. Etihad Airways

    7 /12(Krisztian Bocsi/Bloomberg)

    Neste ano, a Etihad Airways levou o posto de melhor cabine de primeira classe do mundo. Segundo a Skytrax, o prêmio é consequência de novos produtos e serviços inovadores introduzidos na classe nobre da companhia nos últimos seis meses. Os consumidores "estão claramente impressionados", diz a consultoria. No ano passado, a empresa havia ficado na 9ª posição no ranking mundial geral.
  • 8. 7. ANA All Nippon Airways

    8 /12(Getty Images)

    A atuação dos trabalhadores da empresa baseada em Tóquio foi consagrada neste ano. Ela levou o prêmio de melhores serviços em aeroportos e também o de melhor equipe de funcionários na Ásia. No primeiro quesito, são avaliados os trabalhos dos atendentes da companhia nos aeroportos, desde o check-in até o portão de embarque, transferência e lounge. Já no segundo, o serviço global é avaliado, desde os ambientes nos aeroportos até a bordo das aeronaves. A ANA All Nippon Airways já havia vencido nessa categoria em 2011.
  • 9. 8. Garuda Indonesia

    9 /12(Dimas Ardian/Bloomberg)

    A companhia venceu o prêmio de melhor equipe de cabine do mundo em 2015. Ela voa para 40 destinos domésticos na Indonésia e para 36 internacionais. Por ano, a empresa transporta mais de 25 milhões de pessoas.
  • 10. 9. EVA Air

    10 /12(David McNew/Getty Images)

    Esta é a primeira vez que a EVA Air, de Tawian (ou República da China), se classifica entre as 10 melhores companhias aéreas do mundo. Em 2014, ela havia conquistado a 12ª posição. A empresa também conquistou o prêmio de melhor do planeta em limpeza das cabines. Seus voos conectam mais de 60 cidades da Ásia, Europa, América do Norte e Oceania.
  • 11. 10. Qantas Airways

    11 /12(GettyImages)

    A companhia aérea australiana foi consagrada a melhor do seu país, melhor do Pacífico e a com as melhores cortesias para conforto para a classe executiva. Segundo a Skytrax, os prêmios são resultado de melhorias nos produtos da empresa nos últimos dois anos.
  • 12. Agora veja as maiores montadoras do mundo em abril

    12 /12(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:Agências de turismoAviaçãoAzulCaribecompanhias-aereasCruzeiro Esporte ClubeEmpresasEsportesFutebolNaviosTransportes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame