As 40 empresas mais democráticas do mundo em gestão
Companhias sem chefes, empregados que escolhem o que fazer no dia... veja as experiências de gestão mais radicais
Da Redação
Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 05h00.
São Paulo – Imagine trabalhar em um lugar sem chefes, onde você é avaliado por seus colegas. Ou escolher o que você quer fazer naquele dia. Ou votar, a cada ano, quem serão os diretores – incluindo o diretor-geral – de sua companhia.
Utopia? Viagem? Comunismo? De modo algum. Há empresas que estão levando ao extremo as experiências de tornar a gestão mais democrática e transparente. A ONG americana WorldBlu, fundada em 1997, selecionou 48 exemplos de gestão revolucionária e transparência . Descontando oito ONGs citadas, sobram 40 empresas privadas. Veja, a seguir, quais são e o que fazem:
Achievers
Sede: Toronto, Canadá
Setor: Softwares
Destaque: a Achievers é reconhecida pela capacidade de delegar, claramente, as tarefas a todos os funcionários. A cada ano, a diretoria define, após ouvir empregados, clientes e gestores, o que cada um fará – com direito ao nome de todos ao lado do que lhe cabe.
Axiom News
Sede: Ontário, Canadá
Setor: Mídia
Destaque: descentralização é o destaque da agência de notícias Axiom News. Os jornalistas são livres para escolher sobre o que vão escrever, em que formato, e quando. Os textos são revisados pelos colegas, ao contrário das redações tradicionais, onde um chefe (o editor) tem essa função.
Barrett Values Centre
Sede: Asheville, EUA
Setor: Consultoria
Destaque: a Barrett Values Centre investe na liberdade de escolha dos funcionários para cursos e treinamentos. De ioga a photoshop, de MBA a estudos sobre a matriz energética, a gama de cursos à disposição é grande.
Boost New Media
Sede: Wellington, Nova Zelândia
Setor: Desenvolvedora de sites e aplicativos
Destaque: a Boost New Media é referência em como definir propósitos e metas. A cada ano, a diretoria submete a grupos de discussão metas e ideias para implantar. No final, todos os funcionários votam no que acham mais pertinente. E, após um tempo, reavaliam se o plano está indo bem, ou é melhor mudar de rumo.
Chaordix
Sede: Alberta, Canadá
Setor: Empresa de crowdsource
Destaque: destaque na capacidade de ouvir e dialogar com os funcionários, por meio de ferramentas internas de crowdsource.
Chroma Technology
Sede: Bellows Falls, EUA
Setor: Biotecnologia
Destaque: descentralização – cada funcionário também é sócio da empresa e recebe, a cada ano, um número igual de ações, independentemente de sua função ou nível hierárquico. Os lucros também são distribuídos igualitariamente.
Da Vita
Sede: Denver, EUA
Setor: Saúde
Destaque: diálogo com funcionários. A alta direção da Da Vita realizada, regularmente, encontros com funcionários de todos os níveis, chamados de “Voz da Vila”, em que cada equipe é livre para perguntar o que quiser aos gestores sobre os negócios, políticas de gestão, etc.
DreamHost
Sede: Brea, EUA
Setor: hospedagem de dados
Destaque: liberdade de escolha para os funcionários. Os 100 funcionários votam, literalmente, naquele que acreditam ser o melhor executivo para o cargo de CEO. Todos, independente de seu nível hierárquico, participam, após uma rodada de debates e entrevistas com os candidatos.
Dyn
Sede: Manchester, EUA
Setor: provedora de infraestrutura para internet
Destaque: conciliar escolhas individuais e coletivas. Um exemplo foi o envolvimento de todos os funcionários na mudança para uma nova planta de 25.000 metros quadrados. Todos enviaram suas sugestões por um sistema interno de comunicação parecido com o Pinterest.
Explore Communications
Sede: Denver, EUA
Setor: Mídia
Destaque: promoção de Justiça e dignidade. Na Explore, nenhum funcionário tem um cargo oficial. Todos os funcionários participam do atendimento aos clientes, sem se preocupar com seu título profissional (que não existe).
Frank
Sede: Minneapolis, EUA
Setor: agência de mídia
Destaque: definição de objetivos e visão de negócio. Na Frank, os funcionários são encorajados a serem “francos, abertos ao diálogo, honestos e conversar regularmente com os clientes, colegas e consigo mesmos”.
Future Considerations
Sede: Londres, Inglaterra
Setor: consultoria
Destaque: transparência. As contas da empresa e os salários são informações abertas a todos.
Glassdoor
Sede: Sausalito, EUA
Setor: internet
Destaque: respeito ao equilíbrio entre o individual e o coletivo. Cada funcionário recebe tarefas precisas, que podem ser claramente rastreadas e cujo impacto para o resultado geral pode ser medido. Cada conquista é comemorada com destaque, independente de seu nível hierárquico.
Great Harvest
Sede: Dillon, EUA
Setor: produtos alimentícios
Destaque: descentralização. Ao contrário de outras empresas que investem em franquias, os franqueados da Great Harvest têm apenas duas regras a seguir: só usar farinha aprovada pela companhia, e abrir as lojas em áreas também previamente aprovadas. O resto, é por conta deles.
Greenleaf Book
Sede: Austin, EUA
Setor: Editorial
Destaque: transparência. Mensalmente, todos os funcionários se reúnem com a diretoria para checarem as finanças da empresa e darem sugestões.
Guayaki Yerba
Sede: Sebastopol, EUA
Setor: produtos alimentícios
Destaque: reflexão e auto-avaliação. Duas vezes por ano, a empresa realiza um encontro geral no qual são avaliados os rumos e resultados da empresa, o que ajuda a aproximar a direção e os funcionários.
HCL
Sede: Noida, Índia
Setor: tecnologia da informação
Destaque: aliar o individual com o coletivo. A HCL oferece uma ferramenta interna em que qualquer empregado pode apontar um problema que deve ser resolvido – qualquer problema. De cadeiras quebradas ao mau cheiro de um gerente, tudo já passou pelo sistema – e só o empregado que incluiu o assunto no sistema pode removê-lo, se julgar que foi solucionado.
Innovation Partners
Sede: Washington, EUA
Setor: consultoria
Destaque: aliar o individual com o coletivo. A empresa tem uma longa lista de métodos para estimular o envolvimento dos funcionários e premiar contribuições individuais que agregam resultados.
Integritive
Sede: Asheville, EUA
Setor: webdesign
Destaque: definição de objetivos em conjunto. A empresa promove duas reuniões por semana em que convida todos a aplaudir quem citar, de memória, os objetivos, visão e valores da Integritive.
Menlo
Sede: Ann Arbor, EUA
Setor: desenvolvedora de softwares
Destaque: reflexão e avaliação. Na Menlo, os funcionários podem solicitar avaliações de seus pares. Essas reuniões servem para decidir promoções ou aumentos de salário, por exemplo.
Mindvalley
Sede: Kuala Lumpur, Malásia
Setor: editora
Destaque: liberdade de escolha. A Mindvalley encoraja os funcionários a escolherem um mentor entre os principais executivos. Além disso, adota horário flexível de trabalho e dispensa normas de vestuário.
Mojo
Sede: Orlando, EUA
Setor: internet
Destaque: integridade. Cada funcionário é estimulado a seguir os princípios da empresa.
Namasté
Sede: Boulder, EUA
Setor: energia solar
Destaque: justiça e dignidade. A Namasté se destaca pela política de remuneração. Nenhum co-proprietário deve ganhar mais do que o dobro que outro.
Nearsoft
Sede: San Jose, EUA
Setor: software
Destaque: responsabilidade. Por meio de uma ferramenta de análise 360 graus, as informações e tarefas são revisadas, e os funcionários recebem os devidos feedbacks.
New Belgium Brewing
Sede: Fort Collins, EUA
Setor: cervejaria
Destaque: transparência. A New Belgium pratica uma política de abrir todas as contas para os funcionários, e instrutores os ensinam a ler e interpretar os números.
NixonMcInnes
Sede: Brighton, Reino Unido
Setor: tecnologia
Destaque: reflexão e avaliação. A NixonMcInnes realiza, mensalmente, uma reunião em que todos são incentivados a contar seus erros, sem que isto seja recriminado. Uma comissão de funcionários, eleita por todos, também é responsável por analisar todos os reajustes de salário – incluindo o do presidente.
Podio
Sede: Copenhagen, Dinamarca
Setor: software
Destaque: descentralização. Uma ferramenta de gestão permite que o funcionário realize o trabalho do jeito que quiser, sem sofra interferência de outros.
Pai Productivity Associates
Sede: San Diego, EUA
Setor: computação
Destaque: propósito e visão. A empresa divulga, diariamente, seus valores e visão de negócios. A cada semana, uma reunião é realizada para discutir como a visão da Pai está contribuindo para mudar o mundo – naquela semana.
Quick Left
Sede: Boulder, EUA
Setor: software
Destaque: responsabilidade. Cada funcionário é responsável por gerir seus projetos, entrando em contato direto com os clientes, revisando os códigos escritos e realizando checagens semanais.
Rabbit
Sede: Londres, Reino Unido
Setor: tecnologia
Destaque: transparência. Uma matriz, chamada “Rabbit Charter”, mostra os pontos positivos e negativos do relacionamento com os clientes e entre os próprios funcionários.
Reserveage
Sede: Gainesville, EUA
Setor: alimentos orgânicos
Destaque: transparência. Todos os funcionários são encorajados e expor ideias e propor inovações.
Rypple
Sede: Toronto, Canadá
Setor: internet
Destaque: reflexão e avaliação. Uma ferramenta permite a cada empregado conhecer, em tempo real, seu desempenho e receber feedbacks.
Says
Sede: Petaling Jaya, Malásia
Setor: internet
Destaque: liberdade de escolha. As atribuições de cada cargo são escritas em conjunto com outros funcionários. É permitida a troca de algumas funções ou tarefas, o que estimula inovações.
Statsit
Sede: Cingapura
Setor: pesquisas de mercado
Destaque: conciliar o individual com o coletivo. Cada resultado é medido pelo sucesso do grupo, e os funcionários são incentivados a compreender a sua contribuição para o todo.
Sweetriot
Sede: Nova York, EUA
Setor: alimentos
Destaque: justiça e dignidade. A empresa não possui um departamento de Recursos Humanos formalizado. Suas funções são desempenhadas por um comitê de empregados, cujas decisões vão de planos de saúde a período de férias.
Tickled Media
Sede: Cingapura
Setor: editora
Destaque: diálogo. A empresa encoraja meios de interação entre os funcionários – de almoços na sexta-feira para troca de ideias, ao engajamento espontâneo de empregados no desenvolvimento e lançamento de novos serviços.
Valtech
Sede: Copenhague, Dinamarca
Setor: internet
Destaque: liberdade de escolha. A Valtech estimula os funcionários a elegerem seu gestor pessoal anualmente. Os candidatos a gestor são confirmados nos cargos desde que tenham sido eleitos por, no mínimo, dois empregados.
WD 40
Sede: San Diego, EUA
Setor: utilidades domésticas
Destaque: responsabilidade. Cada funcionário é estimulado a se responsabilizar por suas ações, correr atrás das informações de que precisa, e tomar decisões.
Woohoo
Sede: Frederiksberg, Dinamarca
Setor: consultoria
Destaque: liberdade de escolha. Os funcionários escolhem que tarefas querem cumprir. A única ordem é: se você não quer trabalhar nisso, está proibido de fazê-lo.
Zappos
Sede: Las Vegas, EUA
Setor: varejo
Destaque: transparência. As reuniões de diretoria são transmitidas para quem quiser assisti-las. Além disso, boletins mensais informam os funcionários sobre as metas –e quão longe estão de cumpri-las.
São Paulo – Imagine trabalhar em um lugar sem chefes, onde você é avaliado por seus colegas. Ou escolher o que você quer fazer naquele dia. Ou votar, a cada ano, quem serão os diretores – incluindo o diretor-geral – de sua companhia.
Utopia? Viagem? Comunismo? De modo algum. Há empresas que estão levando ao extremo as experiências de tornar a gestão mais democrática e transparente. A ONG americana WorldBlu, fundada em 1997, selecionou 48 exemplos de gestão revolucionária e transparência . Descontando oito ONGs citadas, sobram 40 empresas privadas. Veja, a seguir, quais são e o que fazem:
Achievers
Sede: Toronto, Canadá
Setor: Softwares
Destaque: a Achievers é reconhecida pela capacidade de delegar, claramente, as tarefas a todos os funcionários. A cada ano, a diretoria define, após ouvir empregados, clientes e gestores, o que cada um fará – com direito ao nome de todos ao lado do que lhe cabe.
Axiom News
Sede: Ontário, Canadá
Setor: Mídia
Destaque: descentralização é o destaque da agência de notícias Axiom News. Os jornalistas são livres para escolher sobre o que vão escrever, em que formato, e quando. Os textos são revisados pelos colegas, ao contrário das redações tradicionais, onde um chefe (o editor) tem essa função.
Barrett Values Centre
Sede: Asheville, EUA
Setor: Consultoria
Destaque: a Barrett Values Centre investe na liberdade de escolha dos funcionários para cursos e treinamentos. De ioga a photoshop, de MBA a estudos sobre a matriz energética, a gama de cursos à disposição é grande.
Boost New Media
Sede: Wellington, Nova Zelândia
Setor: Desenvolvedora de sites e aplicativos
Destaque: a Boost New Media é referência em como definir propósitos e metas. A cada ano, a diretoria submete a grupos de discussão metas e ideias para implantar. No final, todos os funcionários votam no que acham mais pertinente. E, após um tempo, reavaliam se o plano está indo bem, ou é melhor mudar de rumo.
Chaordix
Sede: Alberta, Canadá
Setor: Empresa de crowdsource
Destaque: destaque na capacidade de ouvir e dialogar com os funcionários, por meio de ferramentas internas de crowdsource.
Chroma Technology
Sede: Bellows Falls, EUA
Setor: Biotecnologia
Destaque: descentralização – cada funcionário também é sócio da empresa e recebe, a cada ano, um número igual de ações, independentemente de sua função ou nível hierárquico. Os lucros também são distribuídos igualitariamente.
Da Vita
Sede: Denver, EUA
Setor: Saúde
Destaque: diálogo com funcionários. A alta direção da Da Vita realizada, regularmente, encontros com funcionários de todos os níveis, chamados de “Voz da Vila”, em que cada equipe é livre para perguntar o que quiser aos gestores sobre os negócios, políticas de gestão, etc.
DreamHost
Sede: Brea, EUA
Setor: hospedagem de dados
Destaque: liberdade de escolha para os funcionários. Os 100 funcionários votam, literalmente, naquele que acreditam ser o melhor executivo para o cargo de CEO. Todos, independente de seu nível hierárquico, participam, após uma rodada de debates e entrevistas com os candidatos.
Dyn
Sede: Manchester, EUA
Setor: provedora de infraestrutura para internet
Destaque: conciliar escolhas individuais e coletivas. Um exemplo foi o envolvimento de todos os funcionários na mudança para uma nova planta de 25.000 metros quadrados. Todos enviaram suas sugestões por um sistema interno de comunicação parecido com o Pinterest.
Explore Communications
Sede: Denver, EUA
Setor: Mídia
Destaque: promoção de Justiça e dignidade. Na Explore, nenhum funcionário tem um cargo oficial. Todos os funcionários participam do atendimento aos clientes, sem se preocupar com seu título profissional (que não existe).
Frank
Sede: Minneapolis, EUA
Setor: agência de mídia
Destaque: definição de objetivos e visão de negócio. Na Frank, os funcionários são encorajados a serem “francos, abertos ao diálogo, honestos e conversar regularmente com os clientes, colegas e consigo mesmos”.
Future Considerations
Sede: Londres, Inglaterra
Setor: consultoria
Destaque: transparência. As contas da empresa e os salários são informações abertas a todos.
Glassdoor
Sede: Sausalito, EUA
Setor: internet
Destaque: respeito ao equilíbrio entre o individual e o coletivo. Cada funcionário recebe tarefas precisas, que podem ser claramente rastreadas e cujo impacto para o resultado geral pode ser medido. Cada conquista é comemorada com destaque, independente de seu nível hierárquico.
Great Harvest
Sede: Dillon, EUA
Setor: produtos alimentícios
Destaque: descentralização. Ao contrário de outras empresas que investem em franquias, os franqueados da Great Harvest têm apenas duas regras a seguir: só usar farinha aprovada pela companhia, e abrir as lojas em áreas também previamente aprovadas. O resto, é por conta deles.
Greenleaf Book
Sede: Austin, EUA
Setor: Editorial
Destaque: transparência. Mensalmente, todos os funcionários se reúnem com a diretoria para checarem as finanças da empresa e darem sugestões.
Guayaki Yerba
Sede: Sebastopol, EUA
Setor: produtos alimentícios
Destaque: reflexão e auto-avaliação. Duas vezes por ano, a empresa realiza um encontro geral no qual são avaliados os rumos e resultados da empresa, o que ajuda a aproximar a direção e os funcionários.
HCL
Sede: Noida, Índia
Setor: tecnologia da informação
Destaque: aliar o individual com o coletivo. A HCL oferece uma ferramenta interna em que qualquer empregado pode apontar um problema que deve ser resolvido – qualquer problema. De cadeiras quebradas ao mau cheiro de um gerente, tudo já passou pelo sistema – e só o empregado que incluiu o assunto no sistema pode removê-lo, se julgar que foi solucionado.
Innovation Partners
Sede: Washington, EUA
Setor: consultoria
Destaque: aliar o individual com o coletivo. A empresa tem uma longa lista de métodos para estimular o envolvimento dos funcionários e premiar contribuições individuais que agregam resultados.
Integritive
Sede: Asheville, EUA
Setor: webdesign
Destaque: definição de objetivos em conjunto. A empresa promove duas reuniões por semana em que convida todos a aplaudir quem citar, de memória, os objetivos, visão e valores da Integritive.
Menlo
Sede: Ann Arbor, EUA
Setor: desenvolvedora de softwares
Destaque: reflexão e avaliação. Na Menlo, os funcionários podem solicitar avaliações de seus pares. Essas reuniões servem para decidir promoções ou aumentos de salário, por exemplo.
Mindvalley
Sede: Kuala Lumpur, Malásia
Setor: editora
Destaque: liberdade de escolha. A Mindvalley encoraja os funcionários a escolherem um mentor entre os principais executivos. Além disso, adota horário flexível de trabalho e dispensa normas de vestuário.
Mojo
Sede: Orlando, EUA
Setor: internet
Destaque: integridade. Cada funcionário é estimulado a seguir os princípios da empresa.
Namasté
Sede: Boulder, EUA
Setor: energia solar
Destaque: justiça e dignidade. A Namasté se destaca pela política de remuneração. Nenhum co-proprietário deve ganhar mais do que o dobro que outro.
Nearsoft
Sede: San Jose, EUA
Setor: software
Destaque: responsabilidade. Por meio de uma ferramenta de análise 360 graus, as informações e tarefas são revisadas, e os funcionários recebem os devidos feedbacks.
New Belgium Brewing
Sede: Fort Collins, EUA
Setor: cervejaria
Destaque: transparência. A New Belgium pratica uma política de abrir todas as contas para os funcionários, e instrutores os ensinam a ler e interpretar os números.
NixonMcInnes
Sede: Brighton, Reino Unido
Setor: tecnologia
Destaque: reflexão e avaliação. A NixonMcInnes realiza, mensalmente, uma reunião em que todos são incentivados a contar seus erros, sem que isto seja recriminado. Uma comissão de funcionários, eleita por todos, também é responsável por analisar todos os reajustes de salário – incluindo o do presidente.
Podio
Sede: Copenhagen, Dinamarca
Setor: software
Destaque: descentralização. Uma ferramenta de gestão permite que o funcionário realize o trabalho do jeito que quiser, sem sofra interferência de outros.
Pai Productivity Associates
Sede: San Diego, EUA
Setor: computação
Destaque: propósito e visão. A empresa divulga, diariamente, seus valores e visão de negócios. A cada semana, uma reunião é realizada para discutir como a visão da Pai está contribuindo para mudar o mundo – naquela semana.
Quick Left
Sede: Boulder, EUA
Setor: software
Destaque: responsabilidade. Cada funcionário é responsável por gerir seus projetos, entrando em contato direto com os clientes, revisando os códigos escritos e realizando checagens semanais.
Rabbit
Sede: Londres, Reino Unido
Setor: tecnologia
Destaque: transparência. Uma matriz, chamada “Rabbit Charter”, mostra os pontos positivos e negativos do relacionamento com os clientes e entre os próprios funcionários.
Reserveage
Sede: Gainesville, EUA
Setor: alimentos orgânicos
Destaque: transparência. Todos os funcionários são encorajados e expor ideias e propor inovações.
Rypple
Sede: Toronto, Canadá
Setor: internet
Destaque: reflexão e avaliação. Uma ferramenta permite a cada empregado conhecer, em tempo real, seu desempenho e receber feedbacks.
Says
Sede: Petaling Jaya, Malásia
Setor: internet
Destaque: liberdade de escolha. As atribuições de cada cargo são escritas em conjunto com outros funcionários. É permitida a troca de algumas funções ou tarefas, o que estimula inovações.
Statsit
Sede: Cingapura
Setor: pesquisas de mercado
Destaque: conciliar o individual com o coletivo. Cada resultado é medido pelo sucesso do grupo, e os funcionários são incentivados a compreender a sua contribuição para o todo.
Sweetriot
Sede: Nova York, EUA
Setor: alimentos
Destaque: justiça e dignidade. A empresa não possui um departamento de Recursos Humanos formalizado. Suas funções são desempenhadas por um comitê de empregados, cujas decisões vão de planos de saúde a período de férias.
Tickled Media
Sede: Cingapura
Setor: editora
Destaque: diálogo. A empresa encoraja meios de interação entre os funcionários – de almoços na sexta-feira para troca de ideias, ao engajamento espontâneo de empregados no desenvolvimento e lançamento de novos serviços.
Valtech
Sede: Copenhague, Dinamarca
Setor: internet
Destaque: liberdade de escolha. A Valtech estimula os funcionários a elegerem seu gestor pessoal anualmente. Os candidatos a gestor são confirmados nos cargos desde que tenham sido eleitos por, no mínimo, dois empregados.
WD 40
Sede: San Diego, EUA
Setor: utilidades domésticas
Destaque: responsabilidade. Cada funcionário é estimulado a se responsabilizar por suas ações, correr atrás das informações de que precisa, e tomar decisões.
Woohoo
Sede: Frederiksberg, Dinamarca
Setor: consultoria
Destaque: liberdade de escolha. Os funcionários escolhem que tarefas querem cumprir. A única ordem é: se você não quer trabalhar nisso, está proibido de fazê-lo.
Zappos
Sede: Las Vegas, EUA
Setor: varejo
Destaque: transparência. As reuniões de diretoria são transmitidas para quem quiser assisti-las. Além disso, boletins mensais informam os funcionários sobre as metas –e quão longe estão de cumpri-las.