As 10 melhores aéreas para voos longos em classe econômica
O site AirlineRatings.com, que faz resenhas de companhias aéreas, selecionou as 10 mais confortáveis para viagens de longa distância. Veja quais são elas
Luísa Melo
Publicado em 17 de outubro de 2015 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h28.
São Paulo - Voar por longas distâncias de classe econômica pode não ser muito agradável. Pequenos espaços entre os assentos, poltronas que reclinam muito pouco e um serviço de bordo ruim podem fazer com que a viagem comece com irritação e um torcicolo – mas pagar pelo conforto da primeira classe nem sempre é uma possibilidade. Pensando em ajudar aventureiros que querem ir para longe sem gastar muito, o site AirlineRatings.com, que faz resenhas de companhias aéreas , selecionou as dez melhores para esse tipo de trajeto. Para entrar para a lista , as empresas precisavam oferecer uma distância de 31 a 34 polegadas (cerca de 78 a 86 centímetros) entre os assentos e poltronas que reclinam pelo menos 6 polegadas (aproximadamente 15 centímetros). Além disso, elas deveriam ter um serviço que inclua múltiplas refeições e bebidas de cortesia (com serviço de bar completo) e também entretenimento de bordo, cobertores e travesseiros. Kits de amenidades, wi-fi e snacks foram considerados pontos extras. Nenhuma aérea brasileira entrou para a seleção – assim como nenhuma norte-americana. Nas fotos, conheça as 10 companhias eleitas as melhores para viajar longas distâncias na classe econômica, em ordem alfabética.
A companhia área oferece salada de frutas e pães com geleia ou creme para o chá da tarde. Segundo os editores do AirlineRatings, a empresa também foi inovadora ao lançar o "skycouch", uma área na classe econômica em que os grupos de três assentos podem ser transformados em sofás, dando aos passageiros que viajam em grupo a opção de se deitar.
A Cathay oferece opções completas de refeições e bebidas, além de um entretenimento de bordo inovador, que permite que os passageiros transmitam conteúdos de seus dispositivos móveis pessoais para a tela detrás da poltrona.
A Etihad fornece como mimo três opções de refeição e sobremesas quentes. Quase toda a frota da companhia aérea é equipada com wi-fi e há até mesmo uma babá a bordo, para manter as crianças entretidas. Nas palavras dos editores da AirlineRatings, ela "faz de tudo para tornar o voo agradável".
Esta companhia aérea disponibiliza mais de uma opção tanto para entradas quanto para os pratos principais. Uma de suas vantagens é ter alguns modelos de aviões equipados com poltronas cujos estofados avançam para frente quando elas são reclinadas, dando mais conforto ao passageiro.
A Japan Airlines oferece refeições, lanches e bebidas de cortesia. Em algumas aeronaves, ao lado dos assentos, há entradas para USB e vídeo. Também oferece emprestados massageadores de pé e, em longos percursos, de perna.
Refeições, snacks e bebidas, inclusive alcóolicas, estão presentes no cardápio da Korean Air. Em algumas aeronaves, ela disponibiliza entradas USB, o que possibilita ao passageiro acessar o entretenimento que preferir.
O serviço de refeições da Qantas é completo. Nos voos transcontinentais, a bebida alcóolica é liberada depois do meio-dia e, em voos mais curtos, depois das 16 horas. Em alguns trajetos, há tablets e wi-fi disponíveis para entretenimento.
A Qatar possui um serviço de refeições amplo que inclui bebidas alcóolicas. A companhia também oferece entretenimento de áudio e vídeo e um sistema que permite o envio e recebimento de mensagens de texto durante o voo.
Além de refeições generosas e bastante entretenimento de bordo, esta companhia aéra possui assentos bem acolchoados com opção de suporte lombar e apoio para os pés, segundo os editores da AirlineRatings. A bagagem permitida também é maior (não pode ultrapassar os 30 quilos em alguns voos, enquanto outras companhias geralmente impõem limites de 21 a 23 quilos).
Os editores do AirlineRatings avaliaram a cabine da Thai como " muito bonita" e seus preços como "competitivos". Em voos internacionais, a empresa chega a oferecer duas refeições. Em algumas viagens, há wi-fi disponível.