Exame Logo

As 10 mais importantes notícias de negócios da semana

BTG Pactual e Profarma foram às compras e Facebook viu ganhos com publicidade em dispositivos móveis subir; veja essas e outras notícias que marcaram a semana

Receita do Facebook sobe, mas lucro cai (Robert Galbraith)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2013 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h45.

No último trimestre do ano, o Facebook viu sua receita aumentar 40%, chegando a 1,58 bilhão de dólares. A publicidade com dispositivos móveis também subiu, ajudando a inflar esse bolo. O lucro da rede social, por outro lado, diminuiu para 64 milhões de dólares no quarto trimestre, frente a 302 milhões de dólares embolsados no mesmo período no ano anterior. O aumento dos custos foi apontado pela companhia como principal culpado pelo achatamento dos ganhos.
  • 2. Trabalhadores da Coca ameaçam greve no país

    2 /10(Reprodução)

  • Cerca de 15.000 funcionários da Femsa, engarrafadora dos produtos Coca-Cola no Brasil, ameaçaram a companhia de greve caso o valor do que ganham a título de participação nos lucros não seja revisado. A proposta atual da Coca é de pagar 25% sobre o rendimento mensal dos trabalhadores, que é de cerca de 1.700 reais. Os funcionários querem mais.
  • 3. BTG Pactual leva parte do Bamerindus

    3 /10(CESAR GRECO/FOTO ARENA)

  • Conforme antecipado pela revista EXAME, o banco de investimentos BTG Pactual comprou parte do Bamerindus por 418 milhões de reais. Em 97, a outra fatia do Bamerindus já havia sido levada pelo britânico HSBC. Naquela época, a parte com ativos podres acabou ficando com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Essa divisão despertou o interesse do BTG por conta da existência de créditos fiscais avaliados em cerca de 1 bilhão de reais.
  • 4. Joesley Batista, da J&F, é denunciado pelo MPF

    4 /10(Divulgação)

    O Ministério Público Federal de Goiás denunciou o CEO da J&F por sonegação de 10 milhões de reais em impostos, em valores atualizados. O dinheiro não teria sido pago pelo frigorífico Friboi entre janeiro de 1998 e julho de 1999. Em nota, o empresário afirmou que "obteve decisão favorável em grande parte da discussão na esfera administrativa e espera que o MPF tenha a mesma interpretação". Acrescentou, ainda, ter oferecido uma carta de fiança no valor de 10 milhões de reais à Receita Federal.
  • 5. EUA querem barrar compra do Grupo Modelo pela Inbev

    5 /10(N-Lange.de/Wikimedia Commons)

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos quer impedir a compra de metade da cervejaria Grupo Modelo que a Anheuser-Busch Inbev ainda não possui. As autoridades sustentam que a operação de 20,1 bilhões de dólares irá, se concretizada, diminuir a concorrência no mercado americano de cervejas. Controladora da Ambev, a AB Inbev é dona da Bud Light, cerveja mais vendida do país. O Grupo Modelo, por outro lado, é quem produz a Carona, cerveja mais importada pelos americanos.
  • 6. BRF leva multa por compra da Doux

    6 /10(Divulgação)

    O Conselho Administrativo de Defesa Econômica não deu sinal verde para a BRF comprar ativos de abate de suínos da Doux Frangosul. No entendimento do Cade, houve "intempestividade" na operação e, por isso, a empresa foi multada. Agora, as unidades adquiridas deverão ser repassadas para terceiros. A transação havia sido fechada em agosto de 2011.
  • 7. Profarma compra fatia da Tamoios

    7 /10(Divulgação)

    A distribuidora de remédios Profarma fechou a compra de 50% da rede carioca de farmácias Tamoios, mediante um aporte de 104 milhões de reais. Na semana passada, a empresa havia anunciado sua entrada no setor de drogarias com a aquisição da também carioca Drogasmil. Com 57 lojas espalhadas pelo Rio, a Tamoios faturou 312 milhões de reais no ano passado.
  • 8. Lucro do Santander cai 15,2% no ano

    8 /10(Gustavo Kahil/EXAME.com)

    Os ganhos do Santander no Brasil encolheram 15,2% em 2012, chegando a 2,1 bilhões de euros. Se o lucro diminuiu, as margens melhoraram. O acréscimo foi de 8,4%, somando 10,6 bilhões de euros em 2012. A operação tupiniquim foi responsável por 26% do lucro total do grupo, se consolidando como a unidade mais lucrativa da instituição financeira espanhola.
  • 9. Bradesco lucra 2,8 bilhões no 4º tri

    9 /10(Egberto Nogueira/ Imafotogaleria)

    O Bradesco, segundo maior banco privado do país, lucrou 2,8 bilhões de reais no último trimestre - 5,3% maior na comparação anual. Com os números do ano fechados, por outro lado, a instituição viu sua participação de mercado cair de 12% para 11,2% em 2012.
  • 10. Veja agora os 10 nomes do mundo dos negócios que ganharam as manchetes

    10 /10(VEJA)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame