As 10 maiores transferências de jogadores da última temporada
Brasileiro David Luiz está entre os maiores negócios do futebol de 2010/2011, segundo o site especializado Futebol Finance
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2011 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h32.
São Paulo – O atacante espanhol Fernando Torres estrelou a maior transação da temporada 2010/2011, ao trocar o Liverpool pelo Chelsea. O negócio foi fechado por 58,5 milhões de euros (cerca de 134 milhões de reais), segundo o site especializado em negócios esportivos Futebol Finance. O acordo também é o sexto maior de toda a história do futebol. O contrato de Fernando Torres vai até junho de 2016. O jogador receberá 823.000 euros por mês (cerca de 1,9 milhão de reais).
O atacante inglês Andy Carroll acertou, no final de janeiro, sua transferência do Newcastle para o Liverpool por 41 milhões de euros (cerca de 93 milhões de reais). A cifra é a maior já paga pelo time inglês por um jogador. Aos 22 anos, Carroll é uma das promessas do futebol inglês, já figurando nas convocações da seleção nacional. O contrato do atacante com o Liverpool vai até junho de 2016.
Quarenta milhões de euros (cerca de 91 milhões de euros) foi quanto custou a transferência do atacante espanhol David Villa do Valencia para o Barcelona. O jogador defenderá o clube até 2014. O contrato foi acertado em meados de 2010, logo após o Barcelona conquistar o bicampeonato espanhol. Villa havia jogado as cinco temporadas anteriores pelo Valencia. Em 166 jogos, o atacante fez 107 gols.
Das dez maiores transferências da temporada 2010/2011, quatro foram realizada pelo Manchester City, decidido a renovar o seu elenco. E coube ao atacante bósnio Edin Dzeko a honra de fechar o negócio mais caro do clube neste ano: 37 milhões de euros, ou 84 milhões de reais. Antes de desembarcar no time inglês, Dzeko defendia o alemão Wolfsburg, pelo qual marcou 66 gols em 111 jogos. Seu contrato, assinado em janeiro de 2011, tem quatro anos e meio de duração.
Nem só de atacantes vivem os grandes negócios do futebol. Que o diga o meia argentino Angel Di Maria, vendido pelo Benfica ao Real Madrid por 33 milhões de euros (cerca de 75 milhões de reais). Apesar de elevado, o valor é menor que os 40 milhões de euros que o Benfica exigia pela rescisão do contrato. O acordo foi assinado em meados do ano passado, e tem validade por seis temporadas.
Outro meia entra para a lista das maiores transferências da última temporada. Trata-se de Yayá Touré, da Costa do Marfim. O jogador trocou o Barcelona pelo Manchester City por 30 milhões de euros (cerca de 68 milhões de reais). Não bastassem as cifras milionárias, o atleta contou com outro incentivo para mudar de equipe: seu irmão, Kolo Touré, já jogava no Manchester.
O atacante Mario Balotelli, italiano de origem ganesa, foi alvo de outra transação do Manchester City que entrou para a lista das maiores da última temporada. O atleta deixou o Inter de Milão por 29,5 milhões de euros (cerca de 67 milhões de reais). O jogador receberá 3,5 milhões de euros por temporada (quase 8 milhões de reais). Balotelli deve defender o time inglês por cinco anos. Um dos motivos que pesaram na saída do jogador do Inter de Milão foi o seu mau comportamento na temporada anterior, suas brigas com os companheiros de equipe e sua má imagem junto à torcida italiana.
O quarto jogador a colocar o time inglês na relação dos maiores negócios do futebol em 2010/2011 foi o meia espanhol David Silva. Após 11 anos, o jogador trocou o Valencia pelo Manchester por 28,75 milhões de euros (cerca de 65 milhões de reais). David Silva desembarcou na Inglaterra animado por uma grande conquista: em 2010, foi campeão do mundo com a seleção espanhola, na Copa da África do Sul.
Para substituir Fernando Torres, que encabeçou esta lista como a maior transferência da temporada ao ir para o Chelsea, o Liverpool fechou um acordo com o Ajax para trazer o atacante uruguaio Luis Suárez. O contrato foi assinado por 26,5 milhões de euros, ou 60,5 milhões de reais. Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, Suárez, que defendia o Uruguai, ficou famoso ao impedir, com a mão, um gol de Gana nos minutos finais da prorrogação.
A décima maior transferência da última temporada foi estrelada pelo brasileiro David Luiz. Vendido pelo Benfica ao Chelsea por 25 milhões de euros (cerca de 57 milhões de reais), o jogador tornou-se o mais caro zagueiro da história. David Luiz chegou ao time inglês em janeiro e já desperta a cobiça do Barcelona. Neste mês, o jornal espanhol Sport revelou que o clube catalão já fez os primeiros contatos com o Chelsea para contratá-lo.